Ex-combatente da FEB cumpre sua missão
Campo Grande (MS) – Bravura, coragem, vitória! Vitória dos nossos pracinhas que fizeram a “cobra fumar”, entre eles, o Herói Nacional, o senhor Isidoro Teodoro da Silva que nos deixa o legado do respeito, da determinação, do amor pelo País. É com esse sentimento que nos despedimos do veterano da Força Expedicionária Brasileira, FEB, que faleceu nessa quinta-feira, 15 de outubro, aos 95 anos de idade, na cidade de Campo Grande.
Natural de Coxim-MS, o senhor Isidoro integrou a Força Expedicionária Brasileira como Cabo (1G-50493) na 2ª Guerra Mundial, no Centro de Recompletamento de Pessoal e Depósito de Pessoal, lutando contra os nazistas, na Itália, entre 8 de fevereiro e 17 setembro de 1945.
Por sua atuação na guerra e exemplar vida de cidadão, recebeu diversas condecorações, entre elas, a Medalha de Campanha, da FEB; Medalha da Vitória, do Ministério da Defesa e Medalha Cruz Européia, da Federação Italiana dos Combatentes Aliados.
O ex-combatente verde-oliva viveu os últimos anos em Campo Grande, onde inspirou familiares, amigos e admiradores. Que essa lição de vida e de luta seja, também, inspiração para as gerações futuras para que não sofram os horrores da guerra. É uma história que, mais uma vez, merece o reconhecimento.
Com essa triste perda, daqueles quase mil pracinhas de Mato Grosso do Sul que foram com a FEB para a Itália, entre os anos de 1944 e 1945, restam apenas cinco remanescentes vivos.
O corpo desse valoroso herói foi velado na manhã desta sexta-feira, 16 de outubro, e enterrado no Cemitério Santo Antônio, na capital do Estado, com as merecidas e justas homenagens.
Obrigado, Sr Isidoro por contribuir para o restabelecimento da paz e da liberdade no mundo. O Brasil, o Exército Brasileiro, o Comando Militar do Oeste lhes serão eternamente gratos. Clarim...toque de vitória!
Obrigado, Soldado! Missão Cumprida!
Sr. Isidoro Teodoro da Silva (1925 – 2020)
Midias sociais topo