Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

cmofirmiano.capa

Veterano da FEB completa 98 anos e se emociona com homenagem

Campo Grande (MS) – “Este humilde soldado está vivo aqui, recebendo essa grande homenagem que nunca vi nada igual em toda a minha vida. Estou muito agradecido, muito obrigado mesmo, isso me deixa emocionado”. Foi com esse sentimento que o veterano da Força Expedicionária Brasileira, Antônio Fermiano, recebeu o carinho do Exército Brasileiro na manhã desta segunda-feira, 26 de outubro.

Em frente à residência do ex-combatente, a fim de honrar a memória dos seus feitos, a Banda de Música da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste o surpreendeu com a Canção do Expedicionário, no dia em que ele completa 98 anos de vida. O pracinha foi aplaudido pelos militares, familiares e vizinhos pelo seu aniversário e pela bravura e destemor ao embarcar para a Segunda Guerra Mundial e colaborar com a campanha da Força Expedicionária Brasileira.

Emocionado, em mais um momento histórico da carreira, o Senhor Fermiano recebeu, da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, a Medalha de Campanha que foi perdida ao longo do tempo e sempre desejou tê-la de volta.

“Para nós, filhos, essa homenagem é uma alegria e um merecimento do meu pai que sempre teve uma vida dedica à Pátria. Ser filha dele, pra mim, é uma honra e um orgulho, porque, além de ser o herói da nossa família, ele é um herói nacional,” enfatizou a filha, Senhora Ivanir Fermiano.

Para o neto, Vinicius Fermiano de Bulns, a surpresa foi digna de um herói. “Ele sempre conta histórias que, normalmente, não estão nos livros. É maravilhoso tê-lo lúcido, conversando sobre tudo, isso é único. Meu avô, pra mim, representa um exemplo de homem. Ele é um herói, foi para a guerra, voltou e está conosco até hoje”.

Quem também fez questão de acompanhar esse dia de festa na vida do veterano foi o casal Igor da Silva Soares e Natália Fernades Soares, admiradores dos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial. “Vir aqui prestigiar é o mínimo que podemos fazer, pois ele e os outros pracinhas brasileiros fizeram muito por nós, lutaram pelo nosso País. Precisamos reconhecer e prestigiá-los sempre”.

Natural de Botucatu, SP, o Senhor Antonio Firmino, atualmente, vive com a família em Campo Grande, sendo um dos cinco últimos veteranos da Força Expedicionária Brasileira, ainda vivos, residentes no estado de Mato Grosso do Sul.

 

cmofirmiano1

 

cmofirmiano2

 

cmofirmiano3

 

cmofirmiano4

 

cmofirmiano5

 

cmofirmiano6

 

cmofirmiano7

 

cmofirmiano.mini

 

cmofirmiano9

Fotos: Sd P Lopes

registrado em:
Fim do conteúdo da página