Seminário de Operações no Pantanal 2020
Corumbá (MS) – No período de 19 a 23 de outubro, o Comando Militar do Oeste, por intermédio da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, conduziu o Seminário de Operações no Pantanal. O evento contou com a participação de militares do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira.
Os representantes do CMO, do Comando Militar da Amazônia, do Departamento de Educação e Cultura do Exército, Marinha e Força Aérea, especialistas em diversas áreas do conhecimento militar, trocaram experiências, discutiram doutrina voltada às operações no ambiente pantaneiro e, em especial, apresentaram as peculiaridades para as Operações Ribeirinhas neste singular bioma.
A abertura do Seminário, realizada pelo Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, General de Brigada José Luis Araújo dos Santos, ocorreu no dia 20 de outubro, sendo destacada a necessidade do desenvolvimento de uma doutrina voltada para as peculiaridades do Pantanal.
Como forma de demonstrar a necessidade e um pouco da história regional, a Brigada, por intermédio do 17º Batalhão de Fronteira, proporcionou uma visita às instalações do Forte de Coimbra, Forte Junqueira e uma demonstração de manobras fluviais.
Ao término de uma semana de relevantes discussões, houve a apresentação de um relatório sobre as peculiaridades das Funções de Combate (Movimento e Manobra, Comando e Controle, Logística, Proteção, Inteligência e Fogos) para as Operações no Pantanal e a certeza de que “o Pantanal é nosso ambiente operacional, defende-lo é a nossa Missão!”.
Midias sociais topo