Com emprego garantido venezuelanos interiorizados chegam a MS
Campo Grande (MS) - A Força Tarefa Logística Humanitária – Operação Acolhida, que ocorre em Boa Vista (RR), interiorizou em 23 de outubro, na modalidade Vagas de Emprego Sinalizada, 48 venezuelanos, por intermédio de seu Centro de Coordenação de Interiorização, atendendo a uma demanda da Empresa Seara Alimentos, sediada no município de Sidrolândia (MS).
Na oportunidade o processo de contratação foi iniciado em 15 de setembro e após a seleção realizada pela empresa, através de entrevista por videoconferência, os beneficiários realizaram exames de saúde, e aptos a embarcarem para o destino, foram contemplados com o apoio social financeiro, para se manterem no local, até o recebimento do primeiro salário.
As famílias, sendo que tanto maridos quanto esposas, terão carteira assinada no frigorífico JBS, como trabalhadores de serviços gerais e desossador de carne.
As famílias ficarão abrigadas por cerca de 70 dias, pelo menos, no abrigo construído no Parque de Exposições Waldomiro João Comparim, até que tenham condições de se estabelecerem individualmente na cidade. Apenas uma família tem filhos, filha e neta que ficarão abrigados em alojamento construído pela empresa.
Desde abril de 2018, 2.850 venezuelanos refugiados no Brasil foram encaminhados de forma legal para trabalhar em empresas de Mato Grosso do Sul.
Segundo dados da Operação Acolhida, a cidade de Mato Grosso do Sul que mais recebeu imigrantes foi Dourados (MS), que figura inclusive, entre as cinco do Brasil que mais acolheram venezuelanos naturalizados. São 2.205, também desde 2018, sendo a maioria, encaminhada para frigoríficos.
Dados dos Governo Federal são de que desde abril de 2018, 42.496 venezuelanos naturalizados brasileiros, foram acolhidos e interiorizados, ou seja, encaminhados para estados brasileiros com emprego.
Midias sociais topo