20º RCB pelos olhos dos acadêmicos da Estácio de Sá
Cavalaria, Blindados e Telecomunicações: a muralha de defesa do 20° RCB
Acadêmicos puderam ver e sentir um pouco da experiência
Com os olhos e a voz transpassando confiança e orgulho de fazer parte há mais de 20 anos do Exército Brasileiro, o Major João Carlos recebeu os acadêmicos de jornalismo na maior potência de fogo e ação de choque da Fronteira Oeste, o 20° Regimento de Cavalaria Blindado, localizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
As missões que realizam todos os anos, nos certificaram que, realmente, o Regimento simboliza o slogan do próprio Exército, "Braço Forte, Mão Amiga", porque realiza tanto operações de combate, como ações cívico-sociais, exemplo: Operação COVID-19, Combate aos focos de incêndio no Pantanal, entre outras.
A tríade que faz parte de sua bandeira possui um símbolo com três significados: o cavalo, blindado e a águia. De acordo com o Capitão Santana, esse símbolo mostra a força do cavalo, a força do carro de combate e o olhar da águia. "Isso representa o passado, a cavalaria hipomóvel, o carro de combate que é o atual e a águia, simbolizando a aviação que seria o futuro", afirmou.
Os acadêmicos tiveram a oportunidade de andar de blindando, sentindo a adrenalina de uma tropa "Boina Preta" e, também, de assisitir uma demonstração dos equipamentos do SISFRON, utilizados para monitoramento da linha de fronteira.
No término, os participantes ganharam conhecimento com essa experiência única, que só quem vivencia pode sentir.
Matéria produzida pelos alunos:
Felipe Espinosa Gotardo
Isabela Delai Santana
Suelen Aparecida Duarte Martins
Midias sociais topo