Retorno 9º Contingente Operação Acolhida
Campo Grande (MS) – Na manhã desta quinta-feira, 14 de janeiro, militares do Comando Militar do Oeste que compuseram o 9º Contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária, Operação Acolhida, pousaram na Ala 5, marcando o fim de mais uma missão. Ao todo foram 4 meses de intensos trabalhos em prol da imigração de venezuelanos em Pacaraima (RR), Boa Vista (RR) e em Manaus (AM).
Os 111 militares foram recepcionados de maneira diferente, desta vez, sem a presença dos familiares evitando assim, aglomeração devido a Covid-19, porém, em uma rápida solenidade de boas-vindas o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant´ana Soares e Silva, fez questão de agradecer o trabalho e a dedicação desses militares em prol da nação.
“O Comando Militar do Oeste tem o orgulho de receber vocês, nossos militares, de volta. Vejo com satisfação no semblante de cada um, a expressão da missão cumprida, missão essa, que além de acolher os nossos irmãos venezuelanos, demonstra a capacidade das Forças Armadas Brasileiras em se desdobrarem em qualquer lugar de nosso território para cumprir sua missão com profissionalismo e dedicação. Parabéns a todos e muito obrigado! Desfrutem agora de seus momentos de descanso com suas famílias, sempre lembrando que estamos em meio a uma pandemia e devemos tomar cuidado. Descansem o suficiente para voltar, porque continuaremos Lutando Sem Temor, em prol da nossa sociedade e de nosso País”, discursou o General Soares.
O 1º Sargento Ricardo Patrício de Souza que trabalhou na Seção de Administração de Pessoal – D1 – relembrou a experiência vivênciada, “Chegamos em meio ao pico da Covid-19 naquele local, mais um desafio enfrentado por nós, porém a garra em cumprir a missão foi maior e nossa tropa permaneceu em pé, mostrando o porque do nosso lema ‘Braço Forte, Mão Amiga’ - vivi uma experiência única em prol da Nação”, ponderou.
Na oportunidade o Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste, General de Brigada Valério Luiz Lange e o Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, prestigiaram a solenidade.
A missão
Em 25 de agosto de 2020, na Ala 5, militares se reuniam para as despedidas, antes do primeiro embarque para Roraima, onde o Comando Militar do Oeste, em conjunto com o Comando Militar do Planalto, formou o 9º Contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária, Operação Acolhida, auxiliando na imigração de venezuelanos.
A operação começou em março de 2018 com um rodízio de contingentes de militares entre os Comandos Militares do Exército para atuarem em Pacaraima, Boa Vista (RR) e em Manaus (AM), recebendo os imigrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira norte, devido à crise humanitária vivida pelo país vizinho. Esta é a segunda vez que tropas do CMO participam da Operação Acolhida, a primeira ocorreu em janeiro de 2019, quando integraram o 4º contingente.
Com o retorno do 9º Contingente, o Comando Militar do Sudeste, localizado em São Paulo (SP), dá continuidade à missão.
Midias sociais topo