Solenidade de Tomada de Monte Castelo
Campo Grande (MS) – Aconteceu nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, no Campo de Parada General Plínio Pitaluga, no Forte Pantanal, a solenidade em comemoração aos 76º aniversário da Tomada de Monte Castelo.
Na oportunidade participaram do evento o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste, General de Brigada Cristiano Pinto Sampaio, o Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste, General de Brigada Valério Luiz Lange, o Comandante do 3º Grupamento de Engenharia, Coronel Luís Claudio Brion Cardoso, o Comandante Interino da 9ª Região Militar, Coronel Carlos Alexandre de Souza e demais autoridades militares.
Sem a presença dos pracinhas, em virtude da pandemia da Covid-19, a formatura foi diferente, mas, com a mesma vibração que move o Exército Brasileiro em relembrar os feitos históricos de nossos heróis durante a 2ª Guerra Mundial, a conquista do Monte Castello, na Cordilheira dos Apeninos italianos, um exemplo da bravura, abnegação e tenacidade do soldado brasileiro.
A Ordem do Dia foi lida pela General Pinto Sampaio, que antes de iniciar o texto, destacou a ausência dos ex-combatentes. “Infelizmente em tempos de Covid-19, nossos pracinhas não podem estar presentes nessas atividades. Mas, relembramos que esses heróis da Força Expedicionária Brasileira foram aos campos italianos para demonstrar o valor do soldado brasileiro. Uma nação não pode esquecer o seu passado e tem que viver o presente sempre reverenciando, para que possamos ter um futuro digno e a altura da nossa nação”, pontuou o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste.
A solenidade teve como principal objetivo, preservar e divulgar o patrimônio imaterial do Exército Brasileiro expresso em suas tradições, celebrações e valores militares. Leia a Ordem do Dia na íntegra, acessando: https://bit.ly/3sid0Tm
Fotos: Sd Fuzaro
Midias sociais topo