Comando Conjunto Oeste - Operação Ágata Oeste 2021
Campo Grande (MS) - O Comando Conjunto Oeste, no período de 22 de março a 9 de abril, desencadeou, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a Operação Ágata Oeste.
Coordenada pelo Ministério da Defesa, as ações das Forças Armadas foram realizadas em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Departamento de Operações de Fronteira, Polícia Civil e Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
A presença de militares e de integrantes dos órgãos de segurança pública e de fiscalização é diária na faixa de fronteira. Durante a operação, houve uma intensificação de ações preventivas e repressivas que resultaram em mais de R$ 12 milhões em prejuízo ao crime organizado, devido às apreensões de drogas, armas, contrabando, descaminho, dentre outros.
Foram realizadas ações de bloqueio e controle de estradas e rios, operações aeromóveis, patrulhas fluviais e inspeções navais, utilizando ferramentas e informações geradas pelo Sistema de Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), além de atendimentos médicos e odontológicos, que beneficiaram à população de Porto Murtinho, Passo do Lontra e Bela Vista, municípios de Mato Grosso do Sul.
A Operação Ágata integra o Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal, criado para prevenir e reprimir a ação de criminosos na divisa do Brasil com dez países sul-americanos. No ano passado, somente as apreensões realizadas pelo Exército, resultaram em R$140 milhões em material apreendido.
O Comando Conjunto Oeste é composto por militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, pertencentes ao Comando Militar do Oeste, 6º Distrito Naval e Ala 5, respectivamente.
Durante a realização da operação, foram cumpridos os protocolos e medidas de segurança contra a propagação da Covid-19.
Midias sociais topo