Ex-combatente completa 96 anos e recebe homenagem do Comando Militar do Oeste
Campo Grande (MS) – O veterano da Força Expedicionária Brasileira, Agostinho Gonçalves da Mota, completou 96 anos nesta sexta-feira, 7 de maio. Para comemorar e lembrar o aniversário do pracinha, como são conhecidos os militares que combateram na Segunda Guerra Mundial, o Comando Militar do Oeste prestou uma homenagem ao ex-combatente.
A comemoração foi realizada na residência do pracinha e contou com a participação de alguns familiares, dentre eles sua esposa, Orlandina Viana Mota, de 95 anos. A banda de música da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste compareceu e executou a Canção do Expedicionário, além do tradicional parabéns e encerrou com a Canção Lilli Marlene. O homenageado mostrou-se bastante emocionado, retribuindo com continências e dividindo com os presentes momentos da sua história.
Antes da sua participação na 2ª Guerra Mundial, serviu no, então, 18º Batalhão de Caçadores, em Campo Grande, por três meses. Logo em seguida, foi transferido para Três Lagoas-MS, local do seu nascimento, como integrante do 33º Batalhão de Caçadores e, de lá, seguiu para a guerra.
Agostinho da Mota participou da 2ª Guerra Mundial, no período de novembro de 1944 a setembro de 1945, no 11º Regimento de Infantaria, de São João Del Rei-MG. Lutou ativamente em diversas batalhas decisivas para a vitória dos aliados e, desde o seu retorno ao Brasil, tem contribuído para preservar a história dos febianos no País.
Midias sociais topo