Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

ccopsimulacao

4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada participa de Simulação de Combate Virtual

Dourados (MS) – De 10 a 14 de maio, o Comando de Operações Terrestres, por meio do Comando Militar do Oeste, juntamente com o Centro de Adestramento-Sul, realizou a simulação construtiva da certificação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada como Força de Prontidão do Exército Brasileiro, cuja preparação assegura o nível de eficiência operacional da tropa.

A certificação, que é a 2ª fase do Ciclo de Prontidão, é um exercício que atesta a preparação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada para o cumprimento das missões nas diversas hipóteses de emprego da tropa, como resposta imediata da Força Terrestre em situações de combate.

O Exercício foi coordenado pelo Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste, cujo desdobramento ocorreu após o planejamento tático da 4ª Brigada e simulou um conflito armado entre países. Esse planejamento e as condutas necessárias foram colocados à prova, valendo-se do software COMBATER.

Nesta Operação foram utilizados os mais modernos meios de TI e Comunicações para exercícios de simulação do EB, com Estado-Maior do Comando da Brigada Guaicurus e de suas OM subordinadas e utilizou diversos módulos especializados de Guerra Eletrônica, 6º Batalhão de Inteligência Militar, Artilharia Antiaérea e Aviação do Exército.

Ao término da atividade, foi realizada uma análise pós-ação com o Comandante Militar do Oeste, General de Exércico Fernando José Sant´ana Soares e Silva, o Gerente do Sistema de Prontidão Operacional – COTER, General de Divisão Gláucio Lucas Alves, o Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMO, General de Brigada Valério Luiz Lange, o Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Adilson Akira Torigoe, e demais participantes. Durante a análise, foram discutidos os fundamentos das operações, os ensinamentos colhidos e as oportunidades de melhoria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página