Dia Internacional dos Peacekeepers: Soldados da Paz
Campo Grande (MS) – No dia 31 de maio, às 9 h, no Campo de Parada General Plínio Pitaluga, no Forte Pantanal, ocorreu a solenidade alusiva ao “Dia Internacional dos Peacekeepers” - Soldados da Paz.
Também conhecidos como “boinas azuis”, os “Peacekeepers”, que na língua portuguesa significa mantenedores da paz, orgulham suas nações ao abdicar, por longos períodos, de suas famílias e de sua Pátria para cumprir, com dignidade, a missão que lhes é dada.
O Dia Internacional dos Peacekeepers das Nações Unidas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 29 de maio, como forma de anualmente homenagear todos os homens e mulheres que serviram e continuam servindo em Operações de Manutenção de Paz, pelo seu alto nível de profissionalismo, dedicação e coragem e para honrar aqueles que perderam suas vidas em prol da paz.
Participaram da solenidade tropas do Comando do CMO, 9ª Região Militar, Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, 3º Grupamento de Engenharia, 9ª Companhia de Guardas, 6º Centro de Telemática de Área e formando um grupamento especial, militares que participaram de missões da ONU.
A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste, General de Brigada Cristiano Pinto Sampaio, que na oportunidade leu a Ordem do Dia, destacando ao final da leitura, os companheiros, que perderam suas vidas cumprindo uma missão de paz no Haiti.
“Dessa forma quebrando um pouco o protocolo, prestaremos uma continência, como forma de homenagear não somente esses soldados que aqui estão, mas àqueles que no cumprimento da missão perderam suas vidas, a eles nossa eterna homenagem”, disse o general, que também teve o privilégio de participar de uma missão de paz pela ONU, na Guatemala.
Ao final da solenidade, o General Pinto Sampaio, aproveitou a oportunidade para cumprimentar os militares do grupamento dos “Peacekeepers”. Cabe destacar que durante o evento todas as medidas de prevenção à Covid-19 foram respeitadas.
Nos últimos 73 anos, as Forças Armadas brasileiras estiveram presentes em 72 missões de manutenção da paz, empregando cerca de 55 mil militares. Por 13 anos, o Brasil comandou, com sucesso, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).
Leia a Ordem do Dia na Íntegra, acessando: https://bit.ly/3c7sdAL
Fotos: Sd Fuzaro
Midias sociais topo