Comando Militar do Oeste participa da Operação Amazônia
Humaitá (AM) - No contexto da Operação Amazônia 2021, a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada realizou no dia 17 de agosto, o seu Apronto Operacional com o efetivo participante da operação.
A formatura ocorreu nas instalações do 54º Batalhão de Infantaria de Selva, em Humaitá e teve o objetivo de apresentar para o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, o preparo do pessoal, materiais, armamentos, equipamentos e meios da Brigada Barão de Melgaço.
Após o Apronto, o General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, apresentou a Ordem de Operações ao Comandante do Teatro de Operações.
Compõe os meios da Brigada suas Organizações Militares orgânicas, além de um Pelotão do 10° Regimento de Cavalaria Mecanizado, uma Companhia do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, um Destacamento do 9º Grupamento Logístico e uma fração do 9º Batalhão de Comunicação e Guerra Eletrônica.
A Operação Amazônia é um exercício de Adestramento Avançado Tático daquela Grande Unidade, alinhado ao Plano de Gestão do Comando Militar da Amazônia, que tem por objetivos estratégicos, elevar sua operacionalidade, empregando meios orgânicos do Comando Militar da Amazônia e de Grandes Unidades, como a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em operações no ambiente de selva e no quadro de simulação de defesa externa.
Midias sociais topo