Ministério da Defesa inicia 2ª Fase da Operação Tápio 2021
Campo Grande (MS) – Com o objetivo de trocar informações e demonstrar a importância do adestramento militar, o Ministro da Defesa, General de Exército Walter Souza Braga Netto, acompanhado pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant'ana Soares e Silva e outras autoridades visitaram o Exercício Conjunto Tápio, na Base Aérea de Campo Grande, no dia 30 agosto. Iniciado no dia 16 de agosto e com encerramento previsto para o dia 3 de setembro, o exercício conta com cerca de 30 aeronaves e 16 unidades aéreas e de infantaria. O efetivo de aproximadamente 900 militares realiza o treinamento com foco na guerra irregular.
Na ocasião, as autoridades reuniram-se para participar do briefing da operação e visitaram a exposição tática, que proporcionou a demonstração de algumas aeronaves, como o helicóptero H-60L Black Hawk e aeronaves de caça. A comitiva ainda assistiu a uma apresentação da Força-Tarefa de Operações Especiais, conheceu o funcionamento das células operacionais e visitou o atendimento pré-hospitalar tático (APH Tático).
O Ministro da Defesa destacou a importância da interoperabilidade. “Não existe emprego de Forças Armadas de forma isolada. Temos que trabalhar em conjunto: a Marinha, o Exército e a Aeronáutica. É muito importante esta iniciativa. O exercício é uma forma de preparo para a missão real”, enfatizou o General Braga Netto.
Fizeram parte da comitiva o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos, entre outras autoridades.
Midias sociais topo