2ª Cia Fron realiza adestramento na região do Fecho dos Morros
Porto Murtinho (MS) – A 2ª Companhia de Fronteira realizou, no dia 22 de setembro, o adestramento do seu pelotão da Força Pantanal em operações tipo patrulha, na região do Fecho dos Morros, com várias elevações próximas, contrastando com a planície do entorno, denominada, nessa área, de pantanal Apa-Amonguijá-Aquidabã.
Na oportunidade, a tropa subiu a elevação conhecida como, Morro Pão de Açúcar, com 545 metros, um local de grande importância dentro da História Militar, pois em 14 de outubro de 1850, ainda no Brasil Império, uma guarnição brasileira de 25 soldados sofreu um ataque, inesperado, de 400 soldados paraguaios, tudo dentro das disputas fronteiriças da época.
Naquele período, Brasil e Paraguai disputavam a área territorial limitada pelo rio Branco e rio Apa. Para o Brasil, o limite para o traçado da fronteira entre os dois países deveria passar pelo rio Apa. Já para o Paraguai, a fronteira entre os países deveria ser traçada pelo rio Branco. Assim, a solução da contenda ocorreu apenas ao final da Guerra da Tríplice Aliança, ocasião em que o Brasil e o Paraguai assinaram um tratado em que os dois países reconheciam o rio Apa como o limite para o traçado da fronteira entre os dois países.
Nesse cenário, a subida do Morro Pão de Açúcar pela 2ª Companhia de Fronteira simboliza uma homenagem aos soldados de ontem, que tombaram pela defesa do nosso território e externa a motivação dos soldados de hoje, em manter o legado de superação, coesão e prontidão na defesa e garantia da soberania do Brasil.
Midias sociais topo