Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

cmoequoterapia

Primeiro Curso Básico de Equoterapia do CMO

Campo Grande (MS) – O emprego do cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico é tema de estudo, durante esta semana, no Forte Pantanal. Até a próxima sexta-feira, 29 de outubro de 2021, militares participam do 1º Curso Básico de Equoterapia do Comando Militar do Oeste, fruto de um convênio entre a Associação Nacional de Equoterapia e o Exército Brasileiro.

O curso destina-se a formar profissionais das áreas de saúde, educação e equitação no atendimento terapêutico interdisciplinar de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, como o transtorno do especto autista, transtorno de deficit de atenção com hiperatividade, síndrome de Down, entre outros.

Ministrado pela Associação Nacional de Equoterapia, órgão nacional responsável por capacitar e credenciar profissionais e centros de equoterapia no Brasil, em Campo Grande o curso conta com a participação de 15 militares da área de educação, saúde e equitação, entre eles a Chefe do Ambulatório de Psicologia do Hospital Militar de Área de Campo Grande, Major Psicóloga Maidana. “Estou conseguindo mudar, um pouco, o foco de minha atividade que estava concentrada somente na área clínica, dentro do consultório. Vou conseguir expandir isso para outra área que tenho gostado muito que é a equestre. Essa oportunidade surgiu como uma possibilidade de ampliar minha atividade e ir para um novo âmbito de aplicação da psicologia”.

A equoterapia tem o reconhecimento do Conselho Federal de Medicina como um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, que tem como benefícios para os pacientes a reabilitação, de educação e de inserção social para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

 

cmoequoterapia 3

 

cmoequoterapia 1

 

cmoequoterapia 4

registrado em:
Fim do conteúdo da página