Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

cmorosa0

 

Patrona da Família Militar - Dona Rosa Maria Paulina da Fonseca.


Campo Grande (MS) – No dia 15 de setembro, foi realizado no refeitório do salão nobre do Comando Militar do Oeste, a entronização da Patrona da Família Militar, Dona Rosa Maria Paulina da Fonseca.

Dona Rosa da Fonseca, nasceu em 18 de setembro de 1802, na antiga capital da Província de Alagoas, atual município de Marechal Deodoro, e faleceu no dia 11 de julho de 1873, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1824, casou-se com Manuel Mendes da Fonseca (falecido em 1859, como Tenente-Coronel do Exército) e desta união nasceram dez filhos, oito homens e duas mulheres.

Dentre seus oito filhos varões, sete incorporaram-se às fileiras do Exército. Durante a Guerra da Tríplice Aliança, seis deles seguiram para as frentes de batalha, sendo que, destes, três morreram em combate. Dos que regressaram com vida e cobertos com os louros da vitória, notabilizaram-se o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil, e o General-de-Brigada Médico João Severiano da Fonseca, Patrono do Serviço de Saúde do Exército.

Também destacou-se seu neto, o Marechal Hermes Ernesto da Fonseca, oitavo Presidente da República.

Dona Rosa da Fonseca foi instituída Patrona da Família Militar por meio da Portaria do Comandante do Exército nº 650, de 10 de junho de 2016.

 

cmorosa2

 

cmorosa3

 

cmorosa4

 

cmorosa5

 

cmorosa6

 

cmorosa7

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página