Brigada Guaicurus inicia exercício de adestramento avançado de defesa da Pátria
Três Lagoas (MS) - A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - “Brigada Guaicurus” - iniciou neste domingo, 7 de novembro, as atividades do exercício de adestramento da tropa em operações de defesa da Pátria no nível Brigada, dentro do tema tático será realizado uma Ação Retardadora, denominada Operação Punhos de Aço, que faz parte do Programa de Adestramento Avançado do Comando Militar do Oeste, sob planejamento e coordenação do Centro de Coordenação de Operações do CMO.
A Operação Punhos de Aço será desencadeada até o dia 11 de novembro, tratando-se de um Exercício de Posto de Comando, no qual a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizará uma Ação Retardadora através do Movimento Retrógrado do Posto de Comando da Brigada e das suas Organizações Militares Subordinadas, da linha de fronteira sul do Mato Grosso do Sul até a última posição de retardamento, localizada próxima a cidade de Três Lagoas (MS).
A ação retardadora é um movimento retrógrado no qual uma força terrestre, sob pressão, troca espaço por tempo, procurando infligir ao inimigo o máximo de retardamento e o maior desgaste possível, sem se engajar decisivamente no combate. Na execução de uma ação retardadora, o mínimo de espaço é trocado pelo máximo de tempo. É conduzida, normalmente, em mais de uma posição, podendo ganhar tempo tanto nas posições como entre elas. A força de retardamento mantém o contato permanente com o inimigo e o retarda em posições sucessivas ou em posições alternadas, ou, ainda, utiliza uma adequada combinação de ambas.
O início da Operação Punhos de Aço foi marcado, na manhã deste domingo, pelo deslocamento de cerca de 350 Km das tropas da 4ª Bda C Mec, entre Campo Grande e Três Lagoas, com apoio de duas aeronaves, um helicóptero HM-3 Cougar, do 3º Batalhão de Aviação do Exército e um C-105 Amazonas, da Base Aérea de Campo Grande. Para a atividade foi empregada uma subunidade do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, cerca de 60 militares. Durante o desembarque das tropas foi realizado o Pouso de Assalto para adestramento da tripulação das aeronaves e dos militares do 20º RCB.
Neste primeiro exercício, os militares do 20º RCB realizaram um exercício de defesa de estruturas estratégicas no complexo hidrelétrico de Urubupungá, formado pelas usinas de Jupiá, Ilha Solteira e Três Irmãos, no Rio Paraná, exercendo influência em área que se estende pelos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.
“TREINAMENTO CONSTANTE E PRONTIDÃO PERMANENTE PARA A DEFESA E PRESERVAÇÃO DA FRONTEIRA OESTE”
Midias sociais topo