Comando Militar do Oeste tem novo Adjunto de Comando
Campo Grande (MS) - Aconteceu nesta quinta-feira, 11 de novembro, a Passagem do cargo de Adjunto de Comando do Comando Militar do Oeste, do Subtenente de Engenharia Ronnaldo de Moura Luz para o Subtenente de Material Bélico Marcel Geraldini de Lanes.
A solenidade foi marcada pelo descerramento do retrato do Subtenente Moura Luz, onde oportunamente, o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva convidou a esposa do Subtenente, Heliene, para o descerramento. “Todos nós sabemos que é uma prescrição regulamentar, que o chefe imediato daquele que se despede, faça o descerramento do retrato, porém mais que uma prescrição regulamentar, é uma tradição muito benéfica do nosso Exército, que esse privilégio seja dado a esposa, àquela que mais contribuiu para bom cumprimento de nossa missão”, destacou o General.
O Subtenente Moura Luz, é natural de Picos (PI), foi incorporado às fileiras do Exército em 1993, sendo promovido a atual graduação em 1º de dezembro de 2018. Ele deixa o cargo por ter sido nomeado como monitor no Centro de Treinamento Conjunto de Operações de Paz, em Assunção (PY).
Em suas palavras de despedidas, ele agradeceu o Comandante Militar do Oeste e todos que ombrearam com ele, a missão durou cerca de três anos. “Despedidas fazem parte do cerimonial militar e são inerentes à profissão das armas, um processo de renovação e busca de novos desafios, algo que considero essencial às pessoas e instituições. Fica aqui meu agradecimento aos que ombrearam comigo essa nobre missão. Ao amigo Lanes, ressalto que, sua dedicação e capacidade profissional te conduziram até aqui. Aonde estiver, para onde olhar, perceberás que não estarás só em momento algum. Desejo pleno êxito na função e muitas felicidades para você e família”, disse o Subtenente Moura Luz.
O novo Adjunto de Comando do CMO, Subtenente Lanes, é natural de Ribeirão Preto (SP), e incorporou às fileiras da Força Aérea Brasileira em 1997. Em 1999, realizou o Curso de Formação de Sargentos do Exército, sendo promovido a atual graduação em 1º de junho de 2021. Antes de ser designado para função de Adjunto de Comando do CMO, estava servindo no 20º Regimento de Cavalaria Blindado, em Campo Grande (MS).
Em seu pronunciamento, o novo Adjunto de Comando, destacou o momento que marcou a passagem de função. “A galeria de retrato está localizada na sala do Adjunto de Comando para que os, novos adjuntos, se espelhem nos bons exemplos daqueles que os antecederam. Agradeço ao Subtenente Moura Luz pela maneira transparente e leal em que conduziu a passagem de função, ao General Soares e demais envolvidos, que permitiram que a passagem de função fosse gradual e o mais detalhada possível”, disse o Subtenente Lanes.
O cargo de Adjunto de Comando foi oficialmente criado, em caráter experimental, em 22 de maio de 2015, por meio da Portaria do Estado-Maior do Exército Nr 103, com os objetivos macros de valorizar a carreira do graduado, atrair, motivar e manter recursos humanos adequados às necessidades da Força Terrestre e, principalmente, contribuir para o fortalecimento da Dimensão Humana do Exército. Assim como, distinguir o subtenente ou o primeiro-sargento que apresente destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal, valorizando assim a carreira do graduado. Saiba mais sobre o cargo de Adjunto de Comando.
Fotos: Sd Fuzaro e Sd Belmante
Midias sociais topo