Apronto Operacional – Operação Santa Bárbara d’Oeste
Campo Grande (MS) – O 9º Grupamento Logístico realizou, no dia 12 e novembro, uma formatura para o apronto operacional coletivo do Destacamento Logístico Mallet que participará da Operação Santa Bárbara do Oeste, como também para manter os padrões de prontidão logística da tropa. Encontravam-se em forma, militares do 9º Grupamento Logístico e de suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas: 18º Batalhão de Transporte, 9º Batalhão de Suprimento, 9º Batalhão de Manutenção, Núcleo do 9º Batalhão de Saúde e Companhia de Comando do 9º Gpt Log.
Foi realizado pelo Comandante do 9º Gpt Log e Comandantes das OMDS o aprestamento coletivo do Destacamento Logístico Mallet. O destacamento Logístico possui em sua constituição 68 militares e conta com 32 viaturas. O Módulo de Comando e Recursos Humanos é o responsável pelo planejamento, comando e controle e coordenação das atividades de apoio logístico. Além de zelar pela manutenção do moral da tropa, por intermédio das atividades de apoio ao pessoal, da prestação de serviços, tais como banho, lavanderia, assistência religiosa, recreação e repouso. O módulo de Suprimento tem como capacidades: receber, controlar, armazenar e distribuir suprimentos. O Módulo de Transporte tem capacidade de executar o transporte de pessoal, carga geral, além de suprimentos especializados (combustíveis, lubrificantes, artigos frigorificados e refrigerados) e equipamentos especializados. O Módulo de Manutenção e Salvamento proporciona apoio de manutenção de 3º escalão e de 2º escalão às Grandes Unidades que não possuem Batalhão Logístico Orgânico. Além disso, executa os encargos da evacuação de meios salvados e capturados em operações. O Módulo de Saúde realiza o apoio de saúde de 2º e 3º escalão aos integrantes da Força Terrestre e à população civil, quando determinado pelo escalão superior.
O Dst Log Mallet prestará o apoio às tropas desdobradas no C I Betione de 15 a 19 novembro, no contexto da Operação Santa Bárbara do Oeste a um efetivo de cerca de 700 militares e de 200 viaturas.
Midias sociais topo