Comemoração ao Dia da Bandeira no Comando Militar do Oeste
Campo Grande (MS) – Ao meio dia desta sexta-feira, 19 de novembro, o Pavilhão Nacional foi hasteado ao som do Hino Nacional, durante solenidade no Forte Pantanal. A cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira foi presidida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant´ana Soares e Silva.
A Bandeira do Brasil, em tempo de guerra ou de paz, une as pessoas, fortalece crenças e exalta o civismo, por isso, o objetivo da comemoração é de cultuar a Bandeira Nacional, incinerar bandeiras inservíveis, realizar a doação de bandeiras às escolas e instituições da capital, além disso, realizar a entrega de medalhas e condecorações à militares.
A atual Bandeira Nacional Brasileira foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, com a adaptação da Bandeira do Império Brasileiro, que teve o escudo imperial português substituído pelo globo representando o céu do Rio de Janeiro, local onde foi proclamada a República. Comemorar o Dia da Bandeira constituiu-se como mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira.
"No seu dia, querido símbolo da amada terra do Brasil, receba de nossos soldados o afeto e o vigor que se encerram em nosso peito, como reafirmação do sublime compromisso de defender a Pátria, ainda que seja com o sacrifício da própria vida! Que o Todo Poderoso Deus dos Exércitos ilumine nossa Bandeira e abençoe o Povo brasileiro!", palavras do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.
Midias sociais topo