Apronto Operacional marca início da Operação Ricardo Franco
Corumbá (MS) - No contexto da Operação Escudo Verde, a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira – Brigada Ricardo Franco – realizou, neste sábado, 20 de novembro, o Apronto Operacional da Força Terrestre Componente Pantanal, nas instalações do 17º Batalhão de Fronteira. A atividade faz parte da preparação para o início da Operação Ricardo Franco, que será realizada no período de 22 a 26 de novembro, visando o adestramento da tropa em operações de defesa externa e de defesa da Pátria
O Apronto Operacional contou com participação de cerca de 700 militares, sendo uma atividade de instrução militar com a finalidade avaliar a condição de preparo da tropa para ser empregada na Operação Ricardo Franco, com todo o seu equipamento, armamento, viaturas, munições, suprimentos e demais fardos de material. Na ocasião, o Comandante da 18ª Bda Inf Fron, General de Brigada José Luis Araújo dos Santos, conversou com a tropa e verificou o preparo dos militares, de seus equipamentos e das viaturas.
Durante a Operação Ricardo Franco, a Brigada realizará um exercício de operação ofensiva, através da realização da marcha para o combate (terrestre e fluvial) de Corumbá até o Forte de Coimbra, localizado na margem do rio Paraguai, que exigirá elevada mobilidade tática para o cumprimento da missão. O exercício contará com meios do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) para permitir o acompanhamento em tempo real das ações e a economia dos meios.
Marcha para o combate
Marcha para o combate é um tipo de operação ofensiva que consiste em uma marcha tática, realizada na direção do inimigo, com a finalidade de obter ou restabelecer contato com ele ou assegurar vantagens que facilitem as operações futuras.
Midias sociais topo