Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

cmoopricardo capa

Programa de Adestramento Avançado do CMO em Forte de Coimbra

Forte de Coimbra (MS) - De Corumbá para Forte de Coimbra, seguimos para quarta e última semana, do Adestramento Avançado do Comando Militar do Oeste, com a participação de militares da 18º Brigada de Infantaria de Fronteira.

A atividade faz parte da Operação Ricardo Franco, que iniciou no dia 22 de novembro e segue até o dia 26, visando o adestramento da tropa em operações de defesa externa e da Pátria.

O exercício coordenado pelo Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste, contou com uma série de atividades de defesa, cabendo destaque para situações que envolviam tropas adversárias, onde por vezes houve tentativa de ataque a tropa com a realização de disparos a fim de retardar o movimento da marcha para o combate fluvial, que tinha como objetivo a retomada do Forte de Coimbra.

De acordo com o Chefe da Seção de Informações do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste, Coronel Pílade Bergamaschi Robert, todas as ações realizadas até o momento, foram executadas com muito profissionalismo e êxito. “Contamos com as capacidades operativas de logística, engenharia, comando e controle, artilharia e defesa antiaérea, o que tem nos garantido pleno profissionalismo na execução das atividades. Ao todo participaram do exercício mais de 700 militares”, destacou o Coronel.

Dentre os participantes da marcha terrestre, encontramos o soldado Vinícius Vilela Arcanjo, do 47º Batalhão de Infantaria, de Coxim (MS), que relatou sua experiência na execução do exercício. “Levarei comigo boas lembranças da superação e camaradagem dos companheiros. Um exercício muito bem planejado e cheio de boas novidades, até onça vi de perto, algo que nunca imaginei acontecer”, sorriu e continuou falando, “levo desse exercício a camaradagem dos companheiros, que provou mais uma vez, que ninguém consegue fazer nada sozinho e que tudo em equipe fica mais fácil, me sinto pronto para mais desafios”, destacou o soldado.

Amanhã, 24 de novembro, o 9º Grupo de Artilharia de Campanha realiza o tiro real da artilharia, em um polígono próximo ao Forte de Coimbra, mesmo local onde o Brasil foi invadido durante a Guerra da Tríplice Aliança.

 

cmoopricardo 2

 

cmoopricardo 3

 

cmoopricardo 4

 

cmoopricardo 5

 

cmoopricardo 6

 

cmoopricardo 7

 

cmoopricardo 8

 

cmoopricardo 9

registrado em:
Fim do conteúdo da página