Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

capacidades bavex 6

 

3º Batalhão de Aviação do Exército: Conheça suas potencialidades

 

Campo Grande (MS) – O 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAVEx) é uma organização militar diretamente subordinada ao Comando Militar do Oeste (CMO), especializada na operação e manutenção de aeronaves de asa rotativa.

Recentemente, 28 de janeiro, o Batalhão recebeu uma aeronave Cougar 4008, dando prosseguimento a rearticulação da frota entre as Organizações Militares da Aviação do Exército, que ampliará a capacidade operativa do 3º BAVEx até 2023.

AERONAVES

Hoje, o 3º BavEx, possui uma versão modernizada do Esquilo/Fennec (HA-1A), do Exército Brasileiro. A aeronave tem capacidade para 5 militares, sendo pilotada por um ou dois pilotos, possui um peso máximo de decolagem de 2.250 kg e velocidade máxima de 155 knots (287 Km/h). É um helicóptero do tipo monomotor, multimissão e empregados em reconhecimento e ataque leve. A aeronave passou por modernização recente, onde houve, a instalação de um novo sistema aviônico, compreendendo sistema “glass cockpit”, piloto automático dois eixos, novos rádios navegação-comunicação, compatível com pilotagem NVG (Night Vision Goggles), bancos com absorção de energia e regulagem de altura, proteção balística e novos braços suporte para armamento e degrau DART. Possui a capacidade da instalação do sistema SOA (sistema olho da águia), que permite realizar reconhecimento e busca de alvos a mais de 10 km com capacidade de captação de imagens infravermelho.

Outra aeronave modernizada recentemente foi o Pantera, que passou para a versão K2 HM-1A. Esse helicóptero tem capacidade para um ou dois pilotos mais dez combatentes, peso máximo de decolagem de 4.300 kg e a velocidade máxima de 175 Knots ou 324 KM/h (era 150 Knots). É uma aeronave bimotor, multimissão, empregada no transporte de tropas e operações aeromóveis. A aeronave também conta com compatibilização NVG, novos radares meteorológicos e altímetros, modernos rádios de navegação e de comunicação, compatíveis com o voo sobre regras instrumentos além de um novo rotor de cauda, aumentando significativamente a performance e a segurança. O helicóptero ainda conta com uma proteção balística e armamento lateral.

Completando a
frota de helicópteros do 3º BAvEx, foi incorporada em 2020 a aeronave AS532 UE-Cougar (HM-3). O helicóptero tem capacidade para dois pilotos e mais 23 combatentes. Aeronave multimissão, com capacidade de executar missões de combate, apoio ao combate e apoio logístico, devido a suas capacidades de tiro lateral embarcado por meio de 2 metralhadoras MAG 7,62 mm, proteção balística e grande capacidade de transporte de carga, atingindo um peso máximo de decolagem de 9000 Kg. Possui velocidade máxima de 167 knots (309 km/h). Além disso, a aeronave Cougar possui um sistema de piloto automático, radar meteorológico, que habilitam a aeronave voar sobre regras instrumento. Por fim, a aeronave é compatível como o voo NVG, o que aumenta a sua capacidade de combate, em deslocamentos aéreos noturnos, fundamental nas operações no Pantanal.

MISSÃO DO 3º BAVEx

A missão principal do Batalhão é proporcionar aeromobilidade ao CMO, nas situações de guerra e de não guerra, além de realizar tarefas relativas à Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos (IRVA), cumprindo missões de combate, apoio ao combate e apoio logístico. Além das missões operacionais, o “Batalhão Pantera”, como é conhecido, realiza ações de caráter humanitário e de interagências, como por exemplo a Operação Covid-19, Verde-Brasil e Samaúma.

 

capacidades bavex 1

 

capacidades bavex 2

 

capacidades bavex 5

 

capacidades bavex 4

 

capacidades bavex 3

Fotos: 3º BAVEx

registrado em:
Fim do conteúdo da página