Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

centenario bda 3

 

Centenário da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira

 

Corumbá (MS) – Cem anos de uma rica história de lutas e glórias. Cem anos de tradições herdadas pelo sangue e a bravura de nossos antepassados. Movido pelo orgulho dessa trajetória de sucesso, o Exército Brasileiro celebra o centenário da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira. Nessa terça-feira, 15 de março de 2022, os integrantes da brigada comemoraram a data durante solenidade realizada no 17º Batalhão de Fronteira.

O evento iniciou com a inauguração da placa comemorativa do centenário, onde estão registradas as frases: “100 anos vigiando a Fronteira Oeste” e “Repelir o inimigo ou sepultar-se debaixo das ruínas do Forte”, frase que marcou a liderança heroica do, então, Comandante do Forte de Coimbra, o Tenente Coronel Ricardo Franco, durante o ataque do Governo Espanhol da província do Paraguai. Fato que rendeu uma justa homenagem. A 18ª Brigada ganhou a denominação histórica de Brigada Ricardo Franco.

Após o descerramento da placa, o Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, General de Brigada José Luís Araújo dos Santos, presidiu a formatura que contou com a presença de autoridades militares e civis, um momento de rememorarem a evolução histórica da presença do Exército Brasileiro na fronteira Oeste do Brasil.

Ainda durante o evento, como forma de agradecimento, civis de diversas áreas profissionais, que de forma expressiva colaboraram com a Brigada Ricardo Franco em suas missões de preparo e emprego da tropa, foram agraciados com o Diploma Amigo da Dezoito Brigada.

Quero externar nossos sinceros agradecimentos às cidades de Campo Grande, Aquidauana e Corumbá que hospedaram nossa gloriosa brigada ao longo desses cem anos de existência de forma educada e hospitaleira. Nosso muito obrigado”, agradeceu o Comandante da Brigada, General Santos, durante a cerimônia.

A criação da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira

A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira teve a sua criação em 1921, com a denominação de Brigada Mista, com sede em Campo Grande (MS) e, depois, em Aquidauana (MS). Dela originou-se a 2ª Brigada Mista, em 12 de junho de 1946, instalada, finalmente, em solo corumbaense.

Em 18 de dezembro de 1985, a 2ª Brigada Mista deixa seu antigo nome, passando a chamar-se 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, mantida a denominação histórica de “Brigada Ricardo Franco”.

A Brigada Ricardo Franco é responsável pela segurança de mais de 169 mil quilômetros quadrados do território de Mato Grosso do Sul, aproximadamente 50% do estado, e por 822 quilômetros de faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai e Bolívia.

Atualmente, é composta pelo 17º Batalhão de Fronteira, 47º Batalhão de Infantaria, 2ª Companhia de Fronteira, Companhia de Comando, 18ª Companhia de Comunicações e pelo 18º Pelotão de Polícia do Exército.

Em 100 anos de história, a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira reconhece sua importância e reafirma sua missão de defesa e preservação da fronteira Oeste.

 

centenario bda 6

 

centenario bda 1

 

centenario bda 2

 

centenario bda 4

 

centenario bda 5

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página