Militares do CMO são os novos Guerreiros do Pantanal
Corumbá (MS) – Após quase 600 horas de instrução, chega ao fim o Estágio de Operações no Pantanal (EOpPan - 22/02), para militares do Comando Militar do Oeste. Os 28 concludentes foram homenageados durante formatura no 17º Batalhão de Fronteira, no dia 23 de setembro de 2022, com a presença do Comandante Militar do Oeste, General de Exército Anisio David de Oliveira Junior, Comandantes das Brigadas do CMO e representantes de Organizações Militares e familiares.
O Estágio conduzido pelo Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan), possui a duração de cinco semanas, com 572 horas de instrução, divididas em 3 três fases distintas. A 1ª fase, denominada Vida no Pantanal, contempla as instruções voltadas para a sobrevivência no pantanal. Na 2ª Fase, de Técnicas Especiais, são ministradas instruções de comunicações, orientação, técnicas fluviais e aeromóveis e tiro. Por fim, a 3ª Fase destina-se às operações com execução de missões de patrulha no ambiente pantaneiro.
O Centro de Instrução de Operações no Pantanal, ao longo de sua história, já capacitou 1638 Guerreiros do Pantanal, habilitando os militares do Exército a operar nesse específico bioma.
Midias sociais topo