Comando Conjunto Oeste nas Eleições 2022
Campo Grande (MS) – No ar, na água, na terra, não importava o obstáculo, nesse 2 de outubro, o Comando Conjunto Oeste, ativado pelo Comando Militar do Oeste (CMO), esteve presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do sul, nas regiões mais isoladas, na nobre missão de ajudar na garantia da democracia do nosso País.
As ações da Garantia da Votação e Apuração (GVA-Pantanal) foram executadas por tropas da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, sob a coordenação do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CCOp/ CMO) que empregou aproximadamente 2600 militares do CMO.
Da sala de guerra do CCOp/ CMO, as três Forças, junto com o chefe do Comando Conjunto Oeste, General de Exército David, acompanharam todas as ações desenvolvidas por nossas tropas nos dois estados. Com apoio de uma grande estrutura de equipamentos e viaturas montados pelo CMO, tomaram as melhores decisões e ajudaram a realizar uma eleição com um ambiente seguro e estável.
Comunidades indígenas e ribeirinhas tiveram o direito de voto, graças ao apoio logístico dos nossos militares, no transporte de pessoal e material, e as ações de garantia de votação e apuração, em cooperação com os Órgãos da Justiça Eleitoral e de Segurança Pública (OSP), federais, estaduais e municipais, em locais solicitados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
No Tribunal Regional Eleitoral-MS, o Comando Conjunto Oeste disponibilizou, ainda, uma viatura operacional para servir de apoio à equipe de trabalho do TRE com diversos serviços como Rede Wireless, Telefonia VOIP e Gerenciamento de Dados.
Em Mato Grosso do Sul, o Comando Conjunto apoiou dez municípios, em diversos locais de votação. Em Mato Grosso, 29 municípios, inclusive comunidades indígenas e ribeirinhas.
Nossas Organizações Militares percorreram longas distâncias para apoiar as comunidades. As tropas do 47º Batalhão de Infantaria, localizado em Coxim-MS, por exemplo, percorreram cerca de 7.600 Km para apoiar sete municípios de Mato Grosso e, inclusive, Goiás.
A 13ª Brigada de Infantaria Motorizada atuou em 34 aldeias indígenas no estado de Mato Grosso. Só o Comando de Fronteira Jauru, 66º Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado em Cáceres (MT), enviou suas tropas para 11 localidades situadas em terras indígenas. Para chegar a Aldeia Zoró, no município de Rondonópolis, por exemplo, foram quase dez horas de viagem terrestre e aérea, com apoio do helicóptero do 3º Batalhão de Aviação do Exército.
As Forças Armadas contribuíram, mais uma vez, para o fortalecimento da democracia em nosso País, dentro das premissas de legalidade e imparcialidade.
Midias sociais topo