Estudantes do curso de jornalismo da UFMS apresentam a exposição "Verde Oliva"
Campo Grande (MS) – Ao som da Banda do Comando Militar do Oeste (CMO), alunos de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), abriram a exposição fotográfica “Verde Oliva”, na galeria do próprio curso. Em cada clique, uma história é contada pelos acadêmicos que tiveram a oportunidade de visitar algumas organizações militares do Estado durante a viagem “Formadores de Opinião”, projeto do Exército Brasileiro que tem por finalidade apresentar o trabalho da Força Terrestre em diferentes regiões do Brasil a universitários, profissionais da comunicação e de outras áreas.
A série de fotografias foi feita em setembro quando, durante uma semana, 24 universitários e três professores do curso de Jornalismo de faculdades da Capital Sul-Mato-Grossense tiveram a oportunidade de imersão na vida militar. A visita começou pelo Comando Militar do Oeste, seguiu por outras Unidades de Campo Grande e terminou em Forte Coimbra, localizado no município de Corumbá (MS), às margens do Rio Paraguai. “Durante a viagem percebemos que estávamos com um ótimo material e aí surgiu a ideia da Exposição com fotos tiradas por todos os nossos alunos que estavam lá. Ainda fizemos vídeo, diário nas redes sociais, ou seja, pensamos em várias formas de contarmos a experiência que tivemos”, comentou a professora da UFMS, Rose Mara Pinheiro.
Na abertura da Exposição Fotográfica, os alunos ainda comentavam sobre os dias que passaram nas organizações militares e o que levaram dos momentos vividos no Pantanal Sul-Mato-Grossense. “A oportunidade de conhecer os trabalhos dos militares e de saber que tem pessoas preparadas, que abrem mão de uma convivência maior com a família e do conforto para defender nosso País foi algo que me tocou durante os dias no Pantanal. Por favor, me chamem ano que vem de novo”, disse a estudante Sara Santos de Jesus.
Para o aluno Gustavo Zampiere, as fotos mostram o que essa vivência significou para eles como futuros jornalistas. “Foi uma experiência muito interessante, pois colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos na academia. Conseguimos ter a sensação de como é ser jornalista e comprovar que é isso mesmo que queremos para a nossa vida profissional.”
A aluna Danielle Mugarte, que também produziu o conteúdo da exposição, espera que os visitantes sintam, por meio das fotos, o que a viagem despertou em cada um dos participantes. “Foi uma surpresa saber que o Exército tem tantos trabalhos sociais. Foi uma satisfação conhecer as Organizações Militares e ainda saber um pouco mais da história de Mato Grosso do Sul”.
A exposição fotográfica “Verde Oliva” estará aberta ao público até o dia o fim do mês de dezembro, das 09h às 18h, no departamento do curso de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A visitação é gratuita.
Midias sociais topo