Campo de Instrução de Betione completa 50 anos
Miranda (MS) – Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, o Campo de Instrução de Betione (CIBt) comemorou seu 50º aniversário. Na oportunidade uma formatura foi realizada e presidida pelo Subchefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste, Coronel Sérgio dos Santos Botelho.
O evento contou com a presença de militares de Organizações Militares da Guarnição de Campo Grande, antigos diretores da Organização Militar, veteranos do Exército Brasileiro, além de autoridades civis e militares.
O Diretor do Campo de Instrução de Betione, tenente Levi César Pereira da Silva, fez uso da palavra e relembrou a história do Campo, bem como agradeceu a presença das autoridades no local.
HISTÓRICO E MISSÃO DO CIBT
O Campo de Instrução de Betione situa-se no km 17 da Rodovia MS 339 – Zona Rural de Miranda-MS é uma Unidade Administrativa do Exército Brasileiro, diretamente subordinada ao Comando Militar do Oeste.
Destina-se em apoiar os Exercícios e Operações militares realizadas pelas Organizações Militares do CMO, apoiar às demais Forças e Órgãos de Segurança Pública. A área de 8.022 hectares, originalmente foi adquirida pelo Governo Imperial em 1827, tendo desde então, a denominação Fazenda Betione.
Em 17 de janeiro de 1938, na cidade de Cuiabá (MT), foi feito o Termo de Entrega da Fazenda Betione à 9ª Região Militar, representando o então Ministério da Guerra. Esta propriedade da União Federal, destinava-se a organização de eventuais postos de remonta do Exército Brasileiro e cultivo de plantas forrageiras.
Em 26 de fevereiro de 1973, por meio da Portaria Ministerial de número 008-Res, de 26 de fevereiro de 1973, ocorreu a transformação da Fazenda Betione em Campo de Instrução de Betione, criado então, o Campo de Instrução de Betione como Unidade Militar subordinada diretamente a 9ª RM.
Em 2016 ocorreu a mudança de subordinação da 9ª RM para o Comando Militar do Oeste, com vistas ao melhor controle e aproveitamento das potencialidades do Campo de Instrução.
Com o apoio administrativo da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, o CIBt tem como missão manter a área de 8.022 hectares e instalações operacionais, em condições de serem utilizadas a qualquer momento para treinamentos de qualquer tropa, conforme diretrizes do Comando Militar do Oeste, como também manter e conservar as instalações administrativas e animais destinados ao uso no Campo.
Fotos: Cap Eduardo Lima
Midias sociais topo