Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

cmoadjcmdo0

 

Orgulho de ser sargento é tema de palestra do Adjunto de Comando do Exército

Campo Grande (MS) – Reflexão, valorização, motivação, assim foi a manhã do dia 16 de novembro para 640 Subtenentes e Sargentos de Organizações Militares da Guarnição de Campo Grande. Durante quase duas horas, eles ouviram histórias de quem já passou por muitos desafios ao longo da carreira militar. Com a experiência, sem deixar de lado a emoção, o Adjunto de Comando do Exército, Subtenente Osmar Crivelatti, ministrou a palestra “Desafio e Responsabilidade. Orgulho de ser Sargento”, no auditório do Colégio Militar da Capital de Mato Grosso do Sul.

Sempre que tem a oportunidade de falar para os colegas de farda, o subtenente tenta despertar um novo olhar das coisas simples da rotina na caserna. “Minha missão principal, além de transmitir a mensagem que vem do Comando, é motivar, mostrar que nós sargentos somos importantes para o Exército e a Instituição precisa da nossa experiência. O sargento precisa entender a dimensão do trabalho dele. Eu percebo que eles saem muito motivados das palestras, pois precisamos ouvir coisas que no dia-a-dia esquecemos,” comentou.

A carreira do palestrante também é usada como inspiração, uma forma de mostrar que há espaço para quem deseja e luta por um sonho. “Fui soldado em 1991. Em 1992 passei no concurso para ESA. O Exército me deu possibilidades na vida que, talvez, eu não teria. Fiz os cursos de cavalaria, de paraquedista e muitos outros também na área operacional, inclusive nos Estados Unidos. Fiz muita coisa e é isso que tento passar durante as palestras. As portas estão abertas para os que estão preparados,” disse o subtenente.

Para o 1º Sargento Wallas da Silva Freitas, da Base e Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, o ponto alto da palestra foi a abordagem sobre a função de um Adjunto de Comando, cargo criado em maio de 2015, com o objetivo de distinguir o subtenente ou o 1º sargento que apresente destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal, valorizando, assim, a carreira do graduado. “Nós estamos acostumados a comandar pequenas frações, mas essa questão de ser adjunto do Comando, de estar à frente, é algo diferente. Sabemos que os sargentos e subtenentes escolhidos para essa função são altamente capacitados e isso é uma questão de orgulho para todos nós,” elogiou o Sargento.

O Adjunto de Comando do CMO, Subtenente Edi Carlos Bernadino, também ficou satisfeito com que ouviu no auditório do Colégio Militar. “Nessa palestra ficou muito claro que há uma preocupação muito grande do Comando do Exército com a nossa carreira e percebemos que precisamos assumir mais responsabilidades, pois o sargento não é só o elo,” explicou.

 

cmoadjcmdo2

 

cmoadjcmdo3

 

cmoadjcmdo4

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página