Dia da Vitória: feitos dos pracinhas são relembrados no CMO
Campo Grande (MS) – Passados 78 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, militares do Comando Militar do Oeste relembraram o Dia da Vitória com uma homenagem aos sete ex-combatentes dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Destaque para os momentos mais marcantes do histórico conflito que mudou o mundo e colocou o Brasil em novo patamar bélico. Imagens da guerra e dos pracinhas foram exibidas em um vídeo que recontou a trajetória desses heróis, durante aquele período, e a convivência deles dentro do Exército Brasileiro nos anos subsequentes.
Na plateia, a presença do Sr William da Mota, filho de um dos pracinhas mais atuantes da região. Seu pai, Agostinho da Mota, foi sucessivamente Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira e mentor de diversos projetos que beneficiaram todos os veteranos atuantes no conflito.
Visivelmente emocionado com a exibição das imagens do pai e dos demais expedicionários, o filho do pracinha relembrou não só grandes momentos do Sr Agostinho, mas também a saudade após o transcurso dos oito meses em que ele nos deixou.
O Dia da Vitória é sempre uma data marcante para o Exército Brasileiro e o sentimento de orgulho permeia a tropa por todo o País. Também nessa data, relembramos nossos ex-combatentes e os feitos que garantiram a nós a liberdade, igualdade e oportunidade de hoje usufruir de um Estado Democrático em sua plenitude.
Para os militares que herdaram o legado dos pracinhas, fica o orgulho de, nesse dia tão especial, parar suas atividades e reconhecer o sacrifício dos brasileiros que nos defenderam nos campos da Itália.
Por isso, ano após ano, do soldado ao General, o dia 8 de maio no CMO é dedicada a um momento de reflexão, como definido nas palavras do Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMO, Gen de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho. “Vencemos todos os obstáculos naquele difícil período não só pela nossa capacidade, mas também por acreditarmos que estávamos representando o Brasil”, salientou.
Fotos: Sd Miquéias
Midias sociais topo