Brigadas e Módulos integraram a Op Aço-Prompto Pantanal 2023
Dourados (MS) - O Comando Militar do Oeste realizou no período de 24 Abr à 05 Mai 23 a Op Aço-Prompto Pantanal 2023 com a participação da 4ª Bda C Mec, 13ª Bda Inf Mtz, 18ª Bda Inf Pan, Módulos Especializados do 6º BIM e do 3º B Av Ex sob a organização do CCOp/CMO.
O Jogo de Guerra (Simulação Construtiva) se constituiu de exercício tático de posto de comando nível GU, em operações ofensivas e defensivas, com o apoio do sistema de simulação de combate COMBATER, do Centro de Adestramento Sul (CA-Sul), em Santa Maria-RS.
Militares das OM participantes (controladores e operadores) mobiliaram o Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM) do CA-Sul, compondo a Direção do Exercício (DIREx) e os Partidos do Comando Executante (Cmdo Exec) e Força Oponente (FOROP) como operadores do sistema COMBATER.
A 4ª Bda C Mec, em Dourados-MS, participou do exercício de simulação no contexto do Ciclo de Prontidão da Grande Unidade de Força de Prontidão do Comando Militar do Oeste (GU FORPRON/CMO).
A Op Aço-Prompto Pantanal integrou a 13ª Bda Inf Mtz e a 18º Bda Inf Pan à certificação da GU FORPRON. Nesse sentido, também possibilitou o Estado-Maior da 13ª Bda Inf Mtz se adestrar no mesmo partido da 4ª Bda C Mec, compondo as tropas da 9ª DE. Da mesma forma, a 18º Bda Inf Pan realizou seu adestramento, desempenhando a função de FOROP ao compor parte das tropas do Exército Combinado da coligação oponente. Módulos Especializados participaram da seguinte forma: o 3º BAvEx atuou como Cmdo Exec compondo o BAvEx do Esc Sup e o 6º BIM compondo o Módulo de Obtenção e Análise de Inteligência do Esc Sup Cmdo Exec.
Isto posto, o CMO embora especializado em Op Fx Fronteira, não se descuida de sua operacionalidade na Defesa da Pátria para dissuadir ameaças aos interesses nacionais. Seja em situação de guerra ou conflito externo, de modo a conduzir a campanha militar terrestre para neutralizar agressão ou ameaça à soberania, garantindo a integridade territorial, o patrimônio e os interesses vitais do Brasil.
Midias sociais topo