Exercício de Simulação Viva - fase de Certificação da Força de Prontidão
Dourados (MS) – No período de 13 a 18 de maio de 2023, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), representada pela Força-Tarefa do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado(10º RC Mec), Força-Tarefa Antonio João, realizou exercício de simulação viva da fase de certificação da Força de Prontidão (FORPRON), no contexto do Sistema de Prontidão (SISPRON) do Exército Brasileiro.
Para cada ciclo de prontidão, a 4ª Bda C Mec é submetida à metodologia do SISPRON, cujo período totaliza 16 meses, perfazendo três fases: preparação, certificação e prontidão.
Na fase de preparação, com duração de três meses, foram ministradas, à FT Antonio João,uma série de instruções de nivelamento, dentre as quais pode-se destacar a instrução de tiro com armamento individual e coletivo, reciclagem das instruções básicas (primeiros socorros, orientação e camuflagem) e adestramento tático da fração singular e integrada a um sistema de armas. Após o término desse período, as tropas ficaram aptas para a fase seguinte.
A fase de certificação é subdividida em três subfases. Na primeira subfase, as frações nível subunidade realizaram a Simulação Virtual no Centro de Adestramento Sul (CA-Sul). Esta atividade ocorreu no período de 20 de março a 7 de abril de 2023, quando as frações nível subunidade deslocaram-se para a guarnição de Santa Maria (RS) para aplicar os conhecimentos do seu emprego tático e suas táticas, técnicas e procedimentos em um ambiente virtual.
A segunda subfase ocorreu de 1º a 5 de maio, em Dourados e Santa Maria (RS), na área do Forte Guaicurus e no CA-SUL, respectivamente. Na ocasião, o Estado-Maior da Brigada e suas Unidades planejaram e conduziram operações militares.
O Exercício contou com a participação de efetivos das Organizações Militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, 6º Batalhão de Inteligência Militar e 3º Batalhão de Aviação do Exército. A direção do exercício ficou a cargo do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do Comando Militar do Oeste (CMO), com ampla utilização dos meios de comunicações do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON) e do Programa C2 em Combate, estabelecendo as ligações dos elementos executantes em Dourados, com o Centro de Adestramento Sul, em Santa Maria.
A terceira subfase iniciou no dia 13 de maio, com o Apronto Operacional de toda FT, a qual, no dia seguinte, iniciou um exercício no terreno, com a finalidade de colocar em prática o que foi treinado virtualmente. Este exercício ocorre na região de Bela Vista (MS) e Caracol (MS), com emprego de tropa na área do exercício, executando ações de adestramento como retraimento sem pressão, retraimento com pressão, contra-ataque e evacuação de não combatentes.
Composição da Força-Tarefa Antonio João
A FT Antonio João é composta por militares do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado (10º RC Mec), 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec), 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec), 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB), 9º Grupo de Artilharia de Campanha (9º GAC), 28º Batalhão Logístico (28º B Log), 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea (3ª Bia AAAe), 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (4ª Cia E Cmb Mec) e 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada (14ª Cia Com Mec). Participaram ainda do exércício no terreno, os módulos especializados do 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAVEx) e do 6º Batalhão de Inteligência do Exército (6º BIM).
Com a conclusão da certificação, a FORPRON da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada estará apta a operar em qualquer parte do território nacional, como Força Estratégica do Exército Brasileiro.
Midias sociais topo