Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

cmobandeira0

 

CMO comemora o Dia da Bandeira na Praça Ari Coelho

Campo Grande (MS) - Aos poucos, os moradores de Campo Grande foram se acomodando na Praça Ari Coelho, no centro da cidade. Era possível ouvir de longe o som da banda do Comando Militar do Oeste que, ao meio dia, tocou o Hino Nacional. Era momento de hastear o Pavilhão Nacional. Assim começou a cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira, no último sábado, 19 de novembro. A solenidade, presidida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, contou com a presença de 350 militares, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de alunos de escolas públicas e particulares, agraciadas com Bandeiras do Brasil.

Um dos pontos mais importantes da cerimônia é a incineração das bandeiras que não estão mais em uso. Pela terceira vez, essa missão foi realizada pelo subtenente Mauro Reis, da Base de Administração e Apoio do CMO, escolhido entre as praças mais antigas do Quartel-General. “Como brasileiro e militar, é uma honra muito grande fazer parte desse momento. Nós somos muito patriotas e, ser o responsável por essa missão, é a coroação da minha carreira,” disse o subtenente.

A solenidade representa a oportunidade de despertar no cidadão brasileiro o orgulho de sua nacionalidade. A Bandeira do Brasil, em tempo de guerra ou de paz, une as pessoas, fortalece crenças e exalta o civismo. “Em todo País, hoje, nesse mesmo horário, o brasileiro celebra o maior dos símbolos nacionais. A Bandeira Nacional está acima de qualquer credo, religião, etnia, partido político. É um símbolo cívico que une todos os brasileiros,” explicou o General Menandro.

Muitas crianças participaram da celebração e, junto com os pais, comemoraram o Dia da Bandeira. A campo-grandense Márcia Gonçalves fez questão de levar o filho, Gabriel Gonçalves de 8 anos. “A gente, desde cedo, explica para ele o significado dos símbolos do nosso País. Acho importante despertar nos nossos filhos, esse respeito pela nossa Bandeira, pela nossa Pátria”, disse.

Durante a cerimônia, o Comandante Militar do Oeste destacou a importância da Flâmula, não só para os militares, mas, também, para todo País. “Nós temos total respeito pela Bandeira, a usamos no uniforme, mas ela não é apenas um símbolo dos militares e, sim, de todos os brasileiros,” encerrou o General.

 

cmobandeira2

 

cmobandeira3

 

cmobandeira4

 

cmobandeira5

 

cmobandeira6

 

cmobandeira7

 

cmobandeira8

 

cmobandeira9

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página