Painel Político apresenta características de MS a alunos da ECEME
Campo Grande (MS) - Oficiais-alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército participaram na manhã desta quarta-feira, 16, de um Painel Político promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Os debates ocorreram no Bioparque Pantanal e reuniram especialistas que discutiram questões estratégicas das áreas de desenvolvimento regional, infraestrutura e segurança.
A abertura foi realizada pelo Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, que apresentou para os convidados um panorama geral do Estado, suas perspectivas e reafirmou o foco na matriz agropecuária, com expansão nas exportações e diversificação.
As palavras do Governador foram seguidas pelas do Comandante Militar do Oeste, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, que reforçou as diversas formas de enxergar o significado da defesa.
“A defesa pode ser encontrada em diversos campos e está presente de várias maneiras. Um país para ter sua defesa garantida passa por enxergar um desenvolvimento macro e essas viagens dos alunos da ECEME buscam justamente mostrar a eles como esse conceito se aplica pelo Brasil. O que notamos aqui no MS é um exemplo de desenvolvimento e visão estratégica, o que muito enriquece os estudos para planejamento das hipóteses de emprego das nossas capacidades. Em breve, esses oficiais estarão liderando e ainda mais preparados para tomar decisões com base no que vivenciaram e viram aqui”, reforçou o Gen Baganha.
O evento ainda trouxe reflexões sobre a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica como instrumento de planejamento e gestão do Estado, proferida pelo Secretário Pedro Arlei Caravina. Também foi apresentada a importância estratégica do Corredor Bioceânico para Mato Grosso do Sul, assim como suas implicações, painel que ficou sob a responsabilidade do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna. Os trabalhos da manhã foram encerrados com a participação da Coronel PM Wagner Ferreira, Secretário Executivo de Segurança Pública do Estado, que falou sobre a atual situação da segurança no Estado, com ênfase na faixa de fronteira e no combate ao crime organizado.
Midias sociais topo