Operação Ágata Guaicurus IV acontece na fronteira oeste e sul do estado
Dourados (MS) - Desde 25 de setembro, tropas da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) realizam a Operação Ágata Guaicurus IV, Operação de Cooperação e Coordenação com Agências (OCCA), na faixa de fronteira.
A ação se dá em conjunto com os Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização (OSPF), intensificando as ações de combate aos ilícitos transnacionais e crimes ambientais na faixa de fronteira oeste e sul do estado de Mato Grosso do Sul.
As atividades preparatórias da Ágata iniciaram em 30 de agosto e contou com a realização de reuniões entre o Comando da 4ª Bda C Mec e os órgãos e instituições envolvidas.
O emprego operacional técnico e tático, com ações de inteligência, vigilância e fiscalização, visa prevenir e reprimir crimes transfronteiriços. As atividades são voltadas para o combate ao contrabando, descaminho, crimes ambientais e tráfico de drogas e de armas, realizando também ações cívico-sociais, inclusive em terras indígenas, oferecendo aos povos originários, atendimento médico-odontológico e apresentação cultural da Banda de Música.
A 4ª Bda C Mec emprega, nesta Operação, 650 militares, 135 viaturas, diversos equipamentos de alta tecnologia e cães farejadores, bem como helicóptero do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAVEx), em ações como revista de pessoal e material, vigilância, patrulhamento e operação de postos de bloqueio e controle, tanto em estradas quanto nos principais rios da região.
A Operação Ágata Guaicurus IV está sendo realizada em coordenação com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal do Brasil, Polícia Militar e Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, Departamento de Operações de Fronteira e Órgãos de Fiscalização Federal, Estadual e Municipal, em um ambiente interagências, visando também aumentar a sensação de segurança da população na faixa de fronteira.
Ressalta-se que, em uma integração de esforços, concomitantemente à Operação Ágata Guaicurus IV, estão sendo realizadas outras operações, como a Operação Fronteira RFB, da Receita Federal do Brasil, a Operação Argos, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Operação Hórus MS, do Departamento de Operações de Fronteira (DOF). No Paraguai, ocorre, neste mesmo período, a Operação Basalto II, executada pelo Comando de Operaciones de Defensa Interna (CODI). Com esta integração, até o momento, as apreensões já somam cerca de 165 milhões de reais.
Destaca-se que as tropas da 4ª Bda C Mec, Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, possuem meios modernos e tecnológicos oriundos dos Programas Estratégicos do Exército Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON), Forças Blindadas, Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP)/Combatente Brasileiro (COBRA) e Defesa Antiaérea, o que aumenta, ainda mais, a sua capacidade operacional e permite contribuir significativamente para a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos de fronteira.
Midias sociais topo