Meios do SISFRON garantem segurança na fronteira dos estados de MS, MT e PR
Campo Grande (MS) - Completamos um mês de Operação Ágata Fronteira Oeste II e, com isso, ressaltamos os resultados obtidos nesse período por meio das ações de cooperação interagências, com destaque para o emprego do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – SISFRON, o maior programa de vigilância de fronteira do Exército Brasileiro.
Desde seu início, em 6 de novembro, a Operação contabiliza mais de 1400 ações realizadas nas áreas de fronteira dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Destaca-se que já foram apreendidos em torno de 15,3 toneladas de drogas, mais de 142.000 pacotes de cigarros e aproximadamente 187.500 produtos contrabandeados, contabilizando mais de 62 milhões de reais de prejuízos ao crime organizado.
As ações são realizadas pelo Comando Operacional Oeste com missões de Posto de Bloqueio de Estrada e Fluvial, Patrulhamento Mecanizado e Motorizado e Posto de Segurança Estático, executadas pela 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, em cooperação e articulação com as Agências, Instituições e Órgãos de Segurança Pública Federais e Estaduais.
Cabe destacar que para o pleno êxito da atividade, utilizamos o Subsistema de Comunicações Táticas do SISFRON, composto de diversos módulos veiculares, rádios portáteis e estações fixas. Esse constituído de diversas redes rádios heterogêneas integradas à rede de internet, gerando comunicação em tempo real em apoio ao combate ao crime. Dessa forma aumenta a presença do Estado e a integração entre os órgãos do governo.
A Operação Ágata Fronteira Oeste visa favorecer e proteger a sociedade e o seu sucesso depende da colaboração de todos, o disque denúncia está em pleno funcionamento por meio do telefone 0800 358 0007 e a sua colaboração é fundamental. Reforçamos que as ligações efetuadas para o telefone não têm custo para o cidadão e funciona 24 horas, respeitando-se o anonimato dos denunciantes.
Midias sociais topo