Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

banner 885 1327 1

Em 2010, nos Estados Unidos, foi publicado um estudo na revista Military Medicine com o título “Spiritual Fitness” (“Aptidão Espiritual”, em tradução livre). Essa temática tinha como objetivo aprimorar um pilar do Programa Higidez Total do Soldado e Familiares (Comprehensive Soldier and Family Fitness), contribuindo para a resiliência dos militares do Exército Americano. Vale considerar que na Força Americana há muito estresse pós-traumático, em razão das constantes missões reais em operações ao redor do mundo. Aqui nasceu nosso interesse em pensar sua aplicabilidade por meio de ações do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx), visando o cuidado com a saúde mental dos militares brasileiros.

 Desde o ano de 2014, instituiu-se no Brasil a Campanha “Janeiro Branco”, que tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições. E o Exército Brasileiro, por meio da Diretoria de Assistência ao Pessoal (DAP)planeja, orienta, coordena e controla uma série de ações, visando prevenir do risco de ocorrências de transtornos mentais e comportamentais entre os militares e seus familiares.

Muito se fala em “mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo são). Que quando a mente está bem, o corpo alcança uma sensação de equilíbrio. Nessa mesma linha, queremos defender que “spiritus sano in corpore sano” (espírito são em corpo são). Se o espírito está num estado de equilíbrio, consequentemente, a pessoa está com uma considerável higidez física. Nesse sentido, estudos têm demonstrado que a saúde física e a saúde mental estão consideravelmente dependentes da saúde espiritual. Existe uma forte conexão entre corpo, alma e espírito, uma vez que o ser humano é um ser integral. Quando o sinal físico se manifesta, a saúde mental também foi atingida, e a vida espiritual está fortemente desconstruída, embora a doença venha antes dos sintomas.

Os indivíduos precisam estar num estado de espírito saudável para o enfrentamento dos desafios. O que fazer para aumentar a aptidão espiritual do militar, fortalecer a sua resiliência e preveni-los dos comportamentos suicidas? Atualmente, uma das preocupações do Exército é com a saúde espiritual de seu efetivo, pois problemas como esses não são tratados apenas com uso de medicamentos. Destarte, faz-se necessário pensar estratégias religiosas positivas visando o equilíbrio interior dos militares e de seus familiares.

Um fenômeno global é o exibicionismo corporal. Atualmente, muitas pessoas são induzidas a um comportamento de gym addict (viciadas em academia), os jovens são incentivados ao crossfit (treino físico para estar em forma) na obsessão por uma definição corpórea e pessoas que se tornaram dependentes de personal trainer (treinador pessoal). Tudo isso evidencia uma desordem mental e sinais de uma sociedade doente. E a forma como agimos diariamente reflete nossa vivência espiritual.

O estado de espírito saudável reduz os impactos dos traumas na vida de cada militar. Quando se minimiza os cuidados com a dimensão espiritual, aumenta-se o risco de danos físicos como flexibilidade, força e baixo rendimento aeróbico. E quando a pessoa começa a ficar debilitada emocionalmente ela ativa um comportamento de tentativa de suicídio, de pressão e ansiedade. Por isso, a aptidão espiritual reduz o aspecto psicológico negativo e é determinante para a construção de uma personalidade resiliente no cumprimento do dever, com autocontrole das escolhas e das ações.

Nesta perspectiva, quando trabalhamos a aptidão espiritual estamos manutenindo o bem-estar do militar, para o fortalecimento da resiliência e para a prevenção na tentativa de suicídio. A realização de atividades espirituais, físicas e sociais são caminhos para prevenir a saúde mental dos militares. Algumas atividades podem ajudar no processo de prevenção como terapias cognitivas em grupo, cursos sobre inteligência emocional e momentos de espiritualidade em grupo.

Promover ações em grupo numa perspectiva preventiva é permitir que os militares identifiquem seus traumas e compartilhem suas experiências, o que lhes proporcionará uma melhor maneira de lidar com os transtornos mentais e com as doenças psicológicas. A homogeneidade dos grupos, traz melhores perspectivas na resolução dos conflitos internos.

No que diz respeito ao aprimoramento da inteligência emocional dos militares, o foco será no gerenciamento de crises. No âmbito do Exército é trabalhado o desenvolvimento de competências como estabilidade emocional, liderança e espírito de corpo. O objetivo é impactar positivamente a resolução de conflitos pessoais.

Já para favorecer aos militares uma aptidão espiritual madura, a disciplina espiritual aumenta consideravelmente o bem-estar, a saúde e o alívio interior. A espiritualidade reduz o estresse e é benéfica para melhorar a qualidade de vida, para a recuperação mais rápida de quadros depressivos e para diminuição de tentativas de suicídio. Quando vivemos uma espiritualidade somos capazes de desenvolver a resistência física e a higidez moral.

Por fim, o Serviço de Assistência Social Regional da 9ª RM (SASR 9ª RM) reconhece profundamente o valor da prática religiosa, respeitando a opção de cada pessoa. Graças ao trabalho dos capelães militares, as tropas podem contar, em todas as circunstâncias, com a assistência religiosa e espiritual tão necessária para a manutenção de um estado de espírito saudável no cumprimento de suas missões. Avante com muita fé, preservando os valores no enfrentamento de novos desafios. Vamos cuidar do outro, de janeiro a janeiro.

Capelania Militar do Comando Militar do Oeste

Mais informações acesse o link Valorização da Vida da Diretoria de Assistência ao Pessoal: 

Valorização da Vida

registrado em:
Fim do conteúdo da página