CMO inicia preparativos para Operação Acolhida
Campo Grande (MS)- O Comando Militar do Oeste iniciou os preparativos para o envio do 18º Contingente da Operação Acolhida, que dessa vez será composta por 207 e 136 militares do CMO e Comando Militar do Norte (CMN), respectivamente. Como parte da missão, os envolvidos participam de uma semana de preparação específica com diversas atividades que buscam adaptar e ambientar os militares antes da chegada deles a Boa Vista (RR).
As primeiras instruções tiveram início na manhã desta segunda-feira (29), no Colégio Militar de Campo Grande (CMCG), com os temas: Posto de Triagem, Núcleo de Saúde, Interiorização e Simulações Construtivas. A abertura das oficinas ficou a cargo do Chefe do Estado-Maior do CMO, General de Brigada Márcio Luis do Nascimento Abreu Pereira, que reforçou a importância da operação, seu caráter humanitário e quão fundamentais são os militares que participam de todo esse processo, desde o acolhimento até a interiorização. “É uma missão importante por diversos aspectos, principalmente porque ela passa a imagem do nosso país e seu lado humano”, destacou.
A partir de amanhã, 30, as atividades prosseguem no 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20 RCB) com oficinas práticas e teóricas como: cuidados de higiene, valorização da vida, combate a incêndio, além de recebimento de material e medidas administrativas.
O 18º Contingente da Força Tarefa Logística Humanitária, Operação Acolhida, segue pra Boa Vista em três levas a partir do dia 24 de fevereiro. Ele terá como atribuição realizar apoio e assistência aos imigrantes venezuelanos.
A Operação Acolhida foi desencadeada em março de 2018 pelo Ministério da Defesa e funciona por meio do incessante trabalho dos militares. Ela consiste em uma realocação voluntária, segura, ordenada e gratuita dos cidadãos que adentram ao Brasil pela fronteira com a Venezuela e encontram-se em situação de vulnerabilidade.
Midias sociais topo