A ação faz parte do Dia Nacional de Combate ao Mosquito que acontece em todo o Brasil
Campo Grande (MS) - No dia 2 de dezembro, o ministro da Secretaria de Segurança Institucional do Brasil, General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen, esteve em visita a Capital de Mato Grosso do Sul, onde participou da ação nacional no combate ao mosquito Aedes aegypti. Estiveram na Sala de Coordenação e Controle, que atua no monitoramento do combate ao Aedes aegypti no Parque dos Poderes, autoridades do município e, representando o Comando Militar do Oeste, o Chefe do Centro de Operações do CMO, General de Brigada Eduardo Paiva Maurmann.
A ação faz parte do Dia Nacional de Combate ao Mosquito que acontece em todo o Brasil, com atividades integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população.
Em visita a Escola Municipal Plínio Mendes, no Bairro Guanandi, apontado como uma das regiões com maior índice de dengue na cidade, o ministro-chefe falou sobre a importância das crianças nessa luta. “O combate ao mosquito é uma guerra diária, mas o Brasil escolheu um dia em específico para essas ações. Os super-heróis mais importantes dessa guerra são as crianças”.
SEXTA SEM MOSQUITO – O mutirão será realizado em órgãos públicos e estatais, unidades de saúde, escolas, residências, canteiros de obras e outros locais, marcando a intensificação das ações de combate e, consequentemente, impedindo a proliferação do mosquito. A ideia é que, a partir do Dia de Mobilização, todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação de possíveis focos, incentivando todos os segmentos da sociedade a fazer a sua parte. Essa campanha traz como foco “Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate”.
A campanha do Ministério da Saúde, de conscientização para o combate ao mosquito, chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes.
Em novembro, militares do Comando Militar do Oeste passaram por capacitação com o apoio dos profissionais da Secretaria de Saúde. Eles foram preparados para combater os focos do mosquito. Nesse primeiro momento, por determinação do Ministério da Defesa, as ações de conscientização são realizadas com o público interno, dentro das Organizações Militares e, também, com as escolas afiliadas ao CMO. Há previsão de emprego das três Forças para o combate do mosquito em cerca de duzentos municípios brasileiros.
Midias sociais topo