9º Batalhão de Engenharia de Combate envia mais 38 militares ao RS
Aquidauana (MS), 7 de junho de 2024 – Na manhã de ontem, dia 6 de junho, o 9º Batalhão de Engenhariade Combate (9° BE Cmb), Batalhão Carlos Camisão, enviou mais um comboio para a Operação Taquari II. A missão composta por 38 militares tem por objetivo a montagem da ponte LSB (Logistic Support Bridge), enviada no mês de maio, entre as cidades de Caxias do Sul e Nova Petrópolis, no estado do Rio Grande do Sul.
O comboio é composto por seis viaturas que saíram da cidade de Aquidauana (MS) e estão percorrendo um trajeto de 1,5 mil km até Caxias do Sul (RS), para se juntar às 13 viaturas e 28 militares, que já estão atuando na cidade de Lages (SC). A ponte será montada sobre o Rio Caí, na BR-116.
Uma das missões da Engenharia Militar é garantir o apoio à mobilidade dos cidadãos. A ponte que será lançada suporta a passagem de veículos de até 80 toneladas e possui 60 metros de extensão. É uma estrutura especial projetada para ser montada rapidamente em situações de emergência. A ponte LSB é mais leve e mais resistente, o que a torna uma opção eficaz para situações onde a ponte original está danificada ou insegura para uso. Ela é especialmente útil para redirecionar o tráfego, oferecendo, assim, uma solução rápida e eficiente para problemas de infraestrutura.
Desde o dia 30 de abril, no início da crise causada pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, o Exército Brasileiro atua no apoio à população gaúcha. Entre as principais ações, estão resgate e transporte de desalojados e de ribeirinhos, implantação e operação de Hospitais de Campanha, distribuição de centenas de toneladas de refeições, mantimentos, medicamentos e milhares de litros de água potável.
Midias sociais topo