Militares recebem Medalha do Mérito Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Assembleia Legislativa
Campo Grande (MS) – A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul homenageou, na noite do dia primeiro de dezembro, civis e militares com a entrega da Medalha do Mérito Força Expedicionária Brasileira, em alusão aos heróis da pátria que lutaram na Segunda Guerra Mundial e aos colaboradores da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Três dos mais de 600 combatentes do estado de Mato Grosso, na época, que estiveram na Segunda Guerra Mundial, participaram da cerimônia. Eles participaram da gravação de um vídeo produzido pelo programa “Espaço Documentário”, da TV Assembleia, como homenagem aos heróis da Pátria.
No documentário, apresentado durante a sessão solene, seu Agostinho Gonçalves da Mota, um dos pracinhas,relembrou o momento em que foi convocado para a missão na Itália. “Quando chega a hora e a gente escuta: “você vai para a guerra!”, muda completamente a mentalidade da pessoa. Eu ouvi muito conselho e estava espiritualmente apto para ir”, disse o atual presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB.
Durante a sessão, o vice-presidente da Associação, coronel Wellington Corlet dos Santos, discursou sobre a participação do País na luta contra o nazifacismo entre os anos de 1942 e 1945. “O preço pago pela sociedade para desfrutar da democracia foi muito caro. A FEB levou 25 mil pracinhas de todas as classes sociais para lutar, mas antes de nacionalistas, somos humanistas. E a vitória nos trouxe as noções de democracia, liberdade e paz. Por isso, devemos dignificar o passado e que façamos do nosso tempo o melhor”.
O Comandante Militar do Oeste, General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas e o Chefe do Estado Maior, General de Brigada José Carlos Braga de Avellar também foram homenageados com a Medalha do Mérito Força Expedicionária Brasileira, criada pela Resolução 10/2005.
Midias sociais topo