Comando Operacional Conjunto Pantanal II é ativado para combater incêndios na região do Pantanal
Campo Grande (MS), 28 de junho de 2024 - Na manhã desta sexta-feira, 28 de junho, no Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CCOp/CMO), foi realizada a primeira reunião do Comando Operacional Conjunto Pantanal II, ativado através da portaria 3.179, assinada pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro. Com essa medida, as Forças Armadas somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal pelo período de quatro meses.
As atividades do Comando Conjunto estarão sob a responsabilidade do General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, Comandante Militar do Oeste, que contará com o apoio da Marinha do Brasil e Aeronáutica. As ações serão desencadeadas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e reforçadas por seis helicópteros, dois aviões e embarcações para transporte de militares, brigadistas, equipamentos; além de meios que garantam suporte a profissionais de saúde.
A reunião de alinhamento estratégico realizada na manhã desta sexta-feira no CCOp, deliberou, principalmente, sobre o apoio logístico que será prestado às ações de combate aos incêndios florestais. As Forças Armadas atuam na região desde 5 de junho. A Marinha empregou 250 militares, 1 aeronave, 1 navio patrulha, 4 embarcações e 5 viaturas em ações como transporte de pessoal e equipamentos, e combate a incêndio florestal na calha do Rio Paraguai. O Exército Brasileiro também empregou militares no controle de focos de incêndio nas proximidades do Forte Coimbra, em Corumbá (MS).
O emprego de militares nesta operação é de extrema funcionalidade, visto que esses profissionais são capacitados para atuar diuturnamente em condições extremas, sob a missão de defender vidas e o bioma pantaneiro.
Midias sociais topo