Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

Forças Armadas e agentes governamentais alinham estratégias de apoio no combate aos incêndios no Pantanal

Reunião Governadoria

Campo Grande (MS), 4 de julho de 2024 - Desde a ativação do Comando Operacional Conjunto PANTANAL II, no último dia 28 de junho, diversas reuniões de alinhamento estão sendo realizadas entre integrantes das Forças Armadas e os órgãos de proteção ambiental federais, estaduais e municipais. Em todas elas, o objetivo foi alinhar as demandas desses órgãos no combate aos focos de incêndio à capacidade de resposta logística das Forças Armadas, um esforço de preservação ambiental com diversos atores envolvidos.

Por meio de suas Forças Componentes Naval, Terrestres e Aérea, o Comando Operacional Conjunto PANTANAL II empregou, desde o início da Operação, 482 militares, 6 viaturas, 8 aeronaves e 13 embarcações. Mais de 2,8 toneladas de equipamentos de combate a incêndio já foram transportados e 13 missões aéreas lançaram mais de 100 mil litros de água sobre os focos de incêndio.

Alinhamento governamental - Para tratar de questões específicas do apoio oferecido durante a Operação, o Comandante Operacional Conjunto, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, foi recebido pelo Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, na sede da Governadoria do Estado, na tarde desta quinta-feira (4). Em pauta estava todo o aparato de infraestrutura disponibilizado pelas Forças Armadas para integrar os esforços já realizados no bioma.

Na última segunda-feira (1), o Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CCOp/CMO), foi o local de realização do detalhamento das ações logísticas entre o Comando Operacional conjunto (Cmdo Op Cj) e órgãos que já atuam na região do bioma pantaneiro. Dentre os envolvidos, agentes com atividades comuns de combate ao fogo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A ativação do Cmdo Op Cj ocorreu no dia 27 de junho e, na ocasião, as Forças componentes debateram os aspectos da Portaria 3.179, assinada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Após essa medida, as Forças Armadas iniciaram todos os esforços para prestar o devido apoio aos agentes, no combate aos incêndios na região do Pantanal, pelo período de quatro meses.

Crédito Imagens: Comunicação Gov MS

WhatsApp Image 2024 07 04 at 14.10.00

registrado em:
Fim do conteúdo da página