Operação Pantanal II reforça alimentação dos combatentes do fogo
6 de agosto de 2024 - A Operação Pantanal II segue apoiando os combatentes do fogo no Pantanal dos estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). Além do suporte logístico com o transporte de combatentes, equipamentos e do apoio com a hospedagem, o Comando Conjunto tem oferecido uma alimentação balanceada aos brigadistas, de modo a suprir suas necessidades energéticas nas intensas atividades de combate aos incêndios.
Conforme o Boletim Técnico da Chefia de Suprimento do Exército, e de acordo com o que preconiza a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o consumo de alimentos deve estar distribuído em, pelo menos, três refeições diárias, totalizando 2.800 kcal, considerando um adulto saudável em atividade leve a moderada. A Força Terrestre Componente Jauru, responsável pela Base Jaguar, além do previsto no Boletim Técnico, vem acrescentando gêneros para atender o que preconiza o manual de alimentação das Forças Armadas. Atualmente, os brigadistas recebem quatro refeições ao dia (café, almoço, jantar e ceia), com alimentos variados.
As atividades das Forças Componentes da Operação Conjunta Pantanal II possibilita que integrantes do ICMBio, Prevfogo/Ibama, Bombeiros dos estados de MS e MT e militares da Força Nacional de Segurança tenham condições de operar em regiões afastadas ou de difícil acesso, como Poconé, Porto Conceição, Parque Nacional do Pantanal (MT), Barranco Branco, Porto Murrinho e outras no Mato Grosso do Sul.
Operação Pantanal II - O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo Ministro da Defesa. Com essa medida, as Forças Armadas, Marinha, Exército e Força Aérea somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal, pelo período de quatro meses.
Midias sociais topo