Comando Conjunto emprega meios de engenharia no combate ao fogo em Aquidauana-MS
9 de agosto - O Comando Conjunto Pantanal II segue atuando com militares e meios de engenharia no combate aos focos de incêndio. Nos últimos dias, as ações foram concentradas em áreas localizadas ao norte de Aquidauana-MS.
Para fazer frente ao fogo, na ocasião, foram empregados efetivos do 9º Batalhão de Engenharia de Combate e da 4ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada do Exército. Os militares trabalharam com apoio de carregadeira de rodas, motoniveladoras, trator agrícola com grade de disco, viaturas e outros materiais na construção de obstáculos, feitos com o objetivo de impedir o avanço do fogo. No total, foram executados mais de 400 mil metros quadrados de aceiros naquela região.
“Com os materiais da engenharia, as equipes potencializam suas tarefas, principalmente a limpeza de áreas, que permitem isolar regiões com incêndios de locais ainda preservados, mitigando a proliferação das chamas”, explicou o Chefe do Estado-Maior do 3º Grupamento de Engenharia, Coronel Machado.
Abastecimento de água - O Grupamento de Engenharia também está apoiando a Base Jaguar, localizada no Mato Grosso, com um caminhão de transporte de água (CTA) para o fornecimento de água potável aos brigadistas que trabalham na região.
Operação Pantanal II - O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo Ministro da Defesa. Com essa medida, as Forças Armadas, Marinha, Exército e Força Aérea somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal, pelo período de quatro meses.
Midias sociais topo