Navio do C Cj segue auxiliando brigadistas na Serra do Amolar
13 de agosto de 2024 - Desde o dia 5 desse mês, o Comando Conjunto Pantanal II está atuando com o Navio-Transporte Fluvial (NTrFlu) "Almirante Leverger", da Força Naval Componente (FNC) nas proximidades da Serra do Amolar, a cerca de 220 km de Corumbá-MS. O objetivo é apoiar o Prevfogo-Ibama no combate aos incêndios florestais que atingem a área, que fica na divisa dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ao todo, 13 Fuzileiros Navais somam esforços no combate. No local, a embarcação presta apoio com transporte de equipes, por via fluvial, estrutura de alojamento e alimentação.
"Conheça o NTrFlu "Almirante Leverger"
Com 44 metros de comprimento e 11,5 metros de altura (do nível do rio ao mastro), o NtrFlu Almirante Leverger tem a capacidade de transportar até 150 militares com uma autonomia de 15 dias, e raio de ação de 3000 KM. O Navio é capaz ainda de realizar operações aéreas com o UH-12 "Esquilo", além de contar com 3 embarcações de transporte de tropa (ETT) que são utilizadas para acessar corixos e canais estreitos, bem como deslocamento rápido de militares nas calhas do rio Paraguai. A Belonave tem em sua dotação mangueira de incêndio, roupas de aproximação antichamas e bombas de água voltadas para combate a incêndio.
Operação Pantanal II - O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo Ministro da Defesa. Com essa medida, as Forças Armadas, Marinha, Exército e Força Aérea somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal, pelo período de quatro meses.
Midias sociais topo