crédito: Diego Baravellli/ GRAD
Animal com queimaduras é resgatado pelo C Cj e levado para Base Jaguar
Na manhã desta quinta-feira, 15, o Comando Conjunto da Operação Pantanal foi acionado para realizar o resgate de uma anta na região da reserva de São Francisco Perigara, a cerca de 215 km de Cuiabá. O animal estava com as patas queimadas em consequência dos focos de incêndio da região e precisava de socorro imediato.
Após avaliação dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (MT), ficou definido que seria necessário retirar a anta da área de risco e transportá-la até a base Jaguar, onde seriam feitos os primeiros cuidados veterinários.
O procedimento foi executado com uma aeronave Cougar, conduzida pelos militares empenhados da Op Pantanal II. Para que o voo fosse realizado, a anta, que pesa cerca de 200 kg, foi cuidadosamente imobilizada pelos técnicos.
Os esforços de resgate acontecem de forma paralela ao combate das chamas na região do Pantanal, visto que as queimadas afetam não só a flora, mas a fauna local. As Forças Armadas, atuando no Comando Conjunto, apoiam os combatentes do fogo na Operação Pantanal II, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Operação Pantanal II - O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo Ministro da Defesa. Com essa medida, as Forças Armadas, Marinha, Exército e Força Aérea somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal, pelo período de quatro meses.
crédito: Diego Baravelli/GRAD
Midias sociais topo