Comando Militar do Oeste (CMO) sedia formação em equoterapia
Campo Grande (MS), 17 de setembro de 2024 - O Comando Militar do Oeste, em parceria com a Associação Nacional de Equoterapia (Ande- Brasil), realizou um curso de formação em terapia assistida por cavalos. A formação utilizou o auditório e a hípica do CMO para parte das instruções, que aconteceram de 9 a 13 de setembro e formou 46 pessoas, dentre militares e civis que atuam ou pretendem atuar na área. A abertura das atividades contou com a presença do comandante do CMO, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha.
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. No CMO, a prática existe desde junho de 2022 e atende a família militar e sociedade.
As atividades do curso incluíram aulas teóricas e práticas, com e sem uso dos cavalos e dos praticantes, como são chamados os atendidos pela equoterapia. Para que a formação fosse possível, foi firmado um termo de cooperação entre o Exército Brasileiro e a Ande-Brasil, responsável por fornecer treinamento e suporte contínuo para os profissionais da área.
A formação é ampla e ministrada por profissionais da área da saúde e educadores físicos. Dentre os conhecimentos que estiveram presentes no curso, destacam-se: hipologia, psicologia na equoterapia, o cavalo como instrumento Cinesioterapêutico, pedagogia, ergonomia, hipismo, dentre outros.
O encerramento das atividades foi realizado pelo Chefe do Estado-Maior do CMO, o General de Brigada Sandro Gomes, que destacou a importância da prática e reforçou como tais ações beneficiam a sociedade e os militares como um todo.
Midias sociais topo