Cerimônia celebra os 39 anos do Comando Militar do Oeste (CMO)
Campo Grande (MS), 17 de outubro de 2024 - Evento realizado no Pátio General Plínio Pitaluga reuniu militares e civis, nesta quinta-feira, 17, para celebrar os 39 anos do Comando Militar do Oeste (CMO). A celebração foi uma verdadeira incursão nas tradições do CMO, responsável por Defender e Proteger a Fronteira Oeste do Brasil.
A formatura militar foi conduzida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, que estava acompanhado de diversas autoridades, dentre elas o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.
Em suas palavras, o General Baganha ressaltou que o sucesso de todas as realizações do CMO só é possível graças à sinergia alcançada por meio da integração com as demais Forças Armadas, e com os órgãos de Segurança Pública e Fiscalização, bem como com o apoio da sociedade. Além disso, afirmou que o CMO, nesses 39 anos, sempre esteve em permanente estado de prontidão logística e operacional, celebrando não apenas uma data, mas uma história de dedicação, coragem e amor à Pátria.
Reverenciando uma história repleta de grandes feitos em prol do País, e destacando a participação das tropas em missões nacionais e internacionais, o Comandante lembrou os antepassados que construíram os alicerces da instituição, agradecendo aos militares, famílias e a sociedade sul-mato-grossense e mato-grossense.
Como um dos principais momentos da celebração, destaque para a entrega do Diploma de “Amigo do Comando Militar do Oeste”, que tem o objetivo de homenagear pessoas e instituições que, por suas ações, cooperam eficazmente para o desenvolvimento das atividades do CMO ou que contribuem para o fortalecimento dos laços de amizade e integração entre o Exército Brasileiro e a sociedade.
Em entrevista ao final da cerimônia, o governador Eduardo Riedel lembrou da atuação do CMO em várias questões sociais, de desenvolvimento e de segurança, afirmando que a atuação do CMO tanto no aeroporto de Dourados como nas Operações Pantanal 2 e Ágata foram fundamentais, não podendo conceber o estado e a região Centro Oeste sem a presença do CMO nas mais diversas frentes de atuação.
Midias sociais topo