Ministro da Defesa Raul Jungmann e comitiva estiveram na 4ª Bda C Mec para acompanhar o SISFRON
Dourados (MS) - No dia 19 de janeiro o Ministro da Defesa Raul Jungmann e comitiva estiveram na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Dourados-MS) para acompanhar os trabalhos do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (Sisfron).
O Comandante Militar do Oeste, General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas em sua palestra, mostrou ao ministro as áreas de atuação de responsabilidade do Comando Militar do Oeste. "Com uma extensão da fronteira de 2523 km, que abrange os estados de MT e MS, onde atuam três brigadas, com cerca de 4500 militares cada, com disponibilidade de combate, de apoio ao combate, apoio de fogo, comando e controle, engenharia, apoio logístico, suprimento, manutenção, transporte, saúde e pessoal. O general declarou ainda que, uma brigada é auto-suficiente, possuindo meios e poder de combate necessários à realização das operações".
Em seguida, o ministro assistiu uma demonstração sobre o SISFRON, onde militares transmitiram em tempo real ações de vigilância que ocorriam na fronteira.
O projeto-piloto do SISFRON é operado na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Dourados-MS), abrange cerca de 650 quilômetros de fronteiras no estado, atualmente são monitorados por radares fixos e móveis, sensores óticos, óculos de visão noturna, câmeras de longo alcance, entre outros materiais empregados.
O Ministro da Defesa Raul Jungmann, lembrou que no ano passado foram destinados para o SISFRON R$ 228 milhões, e que, para 2017, o orçamento previsto é de R$ 470 milhões. "O SISFRON é uma realidade em 600 km de fronteira, e será uma realidade nos 17 mil quilômetros, a terceira maior fronteira do mundo com 10 países vizinhos", declarou o ministro.
Jungmann disse, ainda, que o SISFRON é o maior sistema desenvolvido no mundo. "Quando estiver concluído, juntamente e de forma integrada com o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SISGAAZ), da Marinha, e com o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), da Aeronáutica, estaremos cobrindo todo o nosso espaço, mar e terra", afirmou o ministro.
Encerrando a visita o ministro e sua comitiva conheceram alguns equipamentos da base industrial de defesa utilizados no SISFRON.
Midias sociais topo